São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE confirma punição a petista por 4 votos a 3

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou, por 4 votos a 3, a multa de R$ 5.000 que o ministro Joelson Dias aplicou a Lula por propaganda eleitoral antecipada em favor de Dilma Rousseff, em evento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Rio, em maio.
A Advocacia-Geral da União havia recorrido da multa. Ontem, a maioria dos ministros entendeu que Lula usou sua fala na inauguração de obras numa favela como um palanque eleitoral para Dilma, que não foi multada.
Na ocasião, o presidente falou sobre a sucessão, sem citar a então ministra, mas o público presente começou a gritar o nome de Dilma. Lula então afirmou: "Espero que a profecia que diz que a voz do povo é a voz de Deus esteja correta nesse momento".
O ministro Ricardo Lewandoski, que discordou de Dias, disse que em um evento público não era possível controlar o auditório. Fernando Gonçalves e Marcelo Ribeiro o acompanharam.
Já os colegas Aldir Passarinho, Cármen Lúcia e Carlos Ayres Britto concordaram com a aplicação da multa.


Texto Anterior: Cidadão: Advogado-geral defende ida de Dilma e presidente a inaugurações
Próximo Texto: Marina faz giro pelo NE para se contrapor a transposição de rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.