São Paulo, domingo, 07 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Tudo isso...
Segundo peemedebistas que já foram assediados por Lula em outras ocasiões, o papo agora é diferente. O governo parece ter finalmente entendido que "conversar com o PMDB" implica atender às demandas de pelo menos meia dúzia de caciques.

...e o céu também
Nas conversas, os emissários de Lula prometem, em nome da reeleição, posições "de porteira fechada" no segundo mandato. Nada mais de dar ao aliado "a cabeça", como dizia Roberto Jefferson, e manter toda a estrutura abaixo nas mãos do PT.

Roteiro conhecido
Petista com muita quilometragem prevê o desfecho da novela do Senado: "A turma do Lula tentará puxar o tapete do Suplicy para dar lugar ao Quércia, mas na hora H vai amarelar. Suplicy será o candidato e, de novo, sairá como vítima do PT".

Fio do bigode
Emissários de Aloizio Mercadante, que disputa hoje com Marta Suplicy a vaga do PT na sucessão paulista, já sondaram o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), para ser vice.

Cabos eleitorais
José Dirceu andou dizendo que estava com Marta, mas seu pessoal trabalhou mesmo por Mercadante. Já Antonio Palocci deu uma força à ex-prefeita.

Mano a mano
Na apresentação feita por Marcos Coimbra (Vox Populi) ao alto comando tucano, chegou-se à conclusão de que o governo está forte, e que as chances de Geraldo Alckmin se concentram no terreno do "confronto de personalidades".

Para a posteridade
Pela primeira vez, uma reunião da Executiva do PFL foi gravada. Nela foi selado o acordo pelo qual José Roberto Arruda será candidato ao governo do DF -comprometendo-se a, daqui a quatro anos, não disputar a reeleição e apoiar Paulo Octávio.

Estamos trabalhando
Na esteira das denúncias da Operação Sanguessuga, o presidente da Comissão Mista de Orçamento, Gilmar Machado (PT-MG), deve anunciar a formação de subcomissão para acompanhar a liberação de emendas.

Vai colar
O que mais abateu deputados na revelação das fraudes em compra de ambulâncias foi o nome da operação: "O eleitor já nos considera parasitas que sugam o dinheiro público. Agora, tem a imagem perfeita para nos detonar", reclama um parlamentar não-envolvido.

Choque de realidade
O PSB, que adotou política de portas escancaradas para atrair parlamentares e assim cumprir a cláusula de barreira, está às voltas com um dado incômodo: quatro de seus deputados aparecem na lista da Sanguessuga.

Descompasso
Diretores da Petrobras se queixam do Planalto e do Itamaraty na crise com a Bolívia. No alto escalão, ninguém se conforma com o fato de Lula ter desautorizando as ameaças do presidente da empresa, Sérgio Gabrielli.

No lucro
Frase dita por Marco Aurélio Garcia, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, em reunião no Planalto para tratar da crise do gás: "A Petrobras já ganhou muito na Bolívia."

Espelho meu
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo abriu licitação para contratar um instituto de pesquisa. Para que os deputados saibam como anda sua imagem, a Casa pretende desembolsar de R$ 50 mil a R$ 65 mil pelo levantamento.

TIROTEIO

Do prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, sobre Chico Buarque, que declarou intenção de votar novamente em Lula, dizendo não se "comover" com as críticas de PSDB e PFL à corrupção no governo federal:
-O mensalão passou na janela e só o Chico Buarque não viu. Parece que ele tem ido pouco ao Posto 9. A turma de lá fechou questão: Lula nunca mais. A banda cresce com Caetano Veloso, Daniela Mercury, Ivete Sangalo.... A bandeira já foi hasteada: só dá Heloisa Helena. Um voto higiênico, dizem eles.

CONTRAPONTO

Merenda da lata

No livro "The Accidental President of Brazil", FHC reconhece que quando declarou, na campanha de 1985 à Prefeitura de São Paulo, ter experimentado maconha, não imaginava o quanto isso o prejudicaria na disputa contra Jânio Quadros.
Ele se recorda do que ouviu durante uma visita a Cidade Tiradentes, na zona leste da capital. Uma senhora se aproximou do então candidato, tremendo e em lágrimas, e perguntou:
-Você vai colocar maconha na merenda das crianças?
O candidato chegou a duvidar do que ouvira, mas ela insistiu:
-Ouvi dizer que vai obrigar as crianças a fumar maconha.
Surpreso, o candidato perguntou de onde ela tirara tal idéia.
-Foi o Jânio que falou.
FHC deixou o assunto de lado, por achá-lo muito absurdo. Semanas depois, Jânio venceu as eleições por uma diferença de dois pontos percentuais.


Próximo Texto: Silvio Pereira fala e complica governo na teia do mensalão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.