São Paulo, sexta-feira, 07 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO ÀS ELEIÇÕES

Em nota, governador diz que não quer "dividir mais o partido

Itamar desiste de reeleição e promete apoiar Lula-PL

Maria Tereza Correia/"Estado de Minas"
Dirceu (PT), Itamar (PMDB) e Alencar (PL, à dir.), ontem em MG


PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), anunciou ontem, por meio de nota, que não tentará a reeleição.
Itamar também prometeu -de acordo com o presidente do PT, José Dirceu- apoiar a chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o senador José Alencar (PL-MG) como vice, caso ela seja formalizada.
Na nota, que suscitou dúvidas durante o dia todo, Itamar afirmou: "Não querendo dividir mais o partido, não irei disputar a convenção. Começo a pensar a respeito de novos rumos".
Apesar de dizer que não disputará a convenção, a Agência Folha apurou que Itamar ainda não fechou as portas para a reeleição. Ele estaria dizendo que não quer confronto na convenção com o seu vice, Newton Cardoso.
Newton não abre mão de disputar a indicação para o governo de Minas, dizendo ter compromissos já firmados com vários políticos e que já cedeu em 1994 e 1998.
A nova decisão de Itamar pode ser mais uma jogada para conseguir a unanimidade dentro do partido local que, então, pressionaria Newton Cardoso a desistir de concorrer ao governo.
A mesma interpretação foi dada por peemedebistas que querem que Itamar seja candidato e forçam a desistência de Newton. O presidente da Assembléia Legislativa, Antônio Júlio (PMDB), disse que Itamar estaria dizendo que toparia a reeleição se Newton, que diz ter o controle de 98% dos convencionais, desistisse.
À tarde, Itamar, quando indagado sobre a dúvida, disse que não está mandando um recado a Newton. O fato real é que Itamar apenas concluirá o seu mandato, já que não pode mais concorrer a outro cargo -pela lei, teria de ter deixado o governo até abril.
Por isso, de hoje até o dia 16, data da convenção do PMDB-MG, o vice-governador deverá ser muito pressionado. Newton não se manifestou após a nota de Itamar.
O apoio de Itamar à chapa Lula-Alencar foi anunciado pelo presidente nacional do PT, deputado federal José Dirceu (SP), que se encontrou com o governador na manhã de ontem, juntamente com o senador Alencar e o prefeito em exercício de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).
Itamar não manifestou publicamente esse apoio, fosse de viva voz ou em nota, como costuma fazer. Mas o PT não tem dúvidas sobre o apoio a Lula. Otimista, Dirceu definiu o apoio "incondicional" de Itamar como sendo "decisivo" para a consolidação da aliança com o PL.
Os petistas e Alencar esperam que a boa relação que o governador tem com os liberais influencie na decisão do PL de formalizar a aliança com o PT.
"O governador Itamar Franco reafirmou apoio à chapa Lula-José Alencar. Disse que estará trabalhando para consolidar essa chapa", afirmou Dirceu, que acrescentou: "Nós vamos ter o palanque mais forte que existe no Brasil para a disputa presidencial: Lula e José Alencar, com o apoio de Itamar Franco. Não há palanque mais forte do que esse".

Temer
O presidente do PMDB, Michel Temer, disse ontem no Rio que não acredita que um possível apoio de Itamar ao PT vá alterar o resultado da convenção do partido ou prejudicar a candidatura de José Serra (PSDB).
"Acho que esse fato pode até auxiliar a candidatura do Lula, mas não creio que vá prejudicar a candidatura do Serra. No caso da convenção, não há novidade no fato de Minas votar contra nós. O mesmo deve acontecer com Goiás e Paraná. Isso não deve abalar nossa estratégia", afirmou Temer, que é um dos principais articuladores no PMDB da formalização da coligação com o PSDB.
Segundo Temer, a principal preocupação do PMDB é resolver "questões pontuais" em Estados que sempre votaram com a cúpula do partido, mas onde há divergências estaduais entre PMDB e PSDB. Ele diz que a atuação do PSDB nesta semana deve resolver as divergências em Santa Catarina, Acre e Rondônia.


Colaborou a Sucursal do Rio



Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Saiba Mais: Relações entre PT e governador são conflituosas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.