São Paulo, segunda-feira, 07 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA ESQUERDA

Organizadores precisam de 438 mil assinaturas

Ex-petistas lançam novo partido; Helena deve disputar Presidência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Lideradas pela senadora Heloísa Helena (AL) e pelos deputados federais João Fontes (SE), Luciana Genro (RS) e Babá (PA), cerca de 700 pessoas, vindas de 22 Estados, definiram ontem, em Brasília, o nome da nova legenda política a ser lançada no país. O PSOL (Partido do Socialismo e da Liberdade) terá Helena como pré-candidata a presidente em 2006.
Expulsos do PT no ano passado sob o rótulo de "radicais", eles devem ainda nesta semana registrar o PSOL provisoriamente no Tribunal Superior Eleitoral, com programa, estatuto e 101 assinaturas. A partir disso, terá de recolher pelo menos 438 mil assinaturas até setembro de 2005 para poder disputar as eleições de 2006.
Ontem, seus integrantes começaram a recolher as assinaturas. Prometem, nas eleições municipais de outubro, realizar uma espécie de "boca-de-urna autorizada" na porta dos pontos de votação. A meta é obter todas as assinaturas até dezembro deste ano.
Assim como o PT (em 1980), o PSOL nasceu como uma sigla de ""combate à burguesia" e a favor de uma reforma agrária maciça, segundo Babá. O novo partido defende a ruptura imediata com o Fundo Monetário Internacional e um calote da dívida externa. "Será um partido onde a base e as tendências internas serão respeitadas. Hoje, somos a verdadeira oposição ao governo Lula", disse.
O partido terá o sol como símbolo, em referência ao nome. "Renasceremos a cada dia como um sol. Vou recolher assinaturas de apoiamento nas feiras de Maceió e na rodoviária de Brasília", disse Helena, que ontem completou 42 anos. (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Crise na base: De olho no mínimo, governo cobra lealdade no Senado
Próximo Texto: Eleições 2004: Ainda sem o PFL, Serra investe sobre o PDT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.