São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

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Lula oscila de 40% para 38% e tucano, de 21% para 20%; candidato do PPS passa de 11% a 18% e Garotinho, de 16% a 13%

Ciro cresce 7 pontos e empata com Serra

PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, saltou sete pontos percentuais e está tecnicamente empatado em segundo lugar com o tucano José Serra na disputa pelo Palácio do Planalto, revela pesquisa Datafolha.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente com 38% -oscilação negativa de dois pontos em relação à pesquisa de 7 de junho. Serra tem 20%, oscilação negativa de um ponto. Ciro cresceu de 11% para 18%.
Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Serra pode ter entre 18% e 22%, e Ciro, entre 16% e 20%. O candidato do PSB, Anthony Garotinho, recuou de 16% para 13%.
A pesquisa foi realizada quinta-feira e anteontem, ouvindo 5.103 pessoas em 285 municípios de todas as unidades da Federação.
Um inédito acúmulo de tempo no horário partidário da televisão em um único mês alavancou a candidatura de Ciro. Entre 3 e 30 de junho, ele usou em seu favor 102 minutos em redes nacionais e estaduais de rádio e televisão, originados dos horários reservados a PPS, PDT e PTB, que compõem sua coligação.
Ciro era o único candidato que ainda não havia usado o tempo partidário desde julho de 2001. Todos os outros apresentaram crescimento imediatamente após sua aparição na TV.
A ascensão de Ciro foi mais destacada entre as mulheres (mais nove pontos), entre os eleitores de 35 a 44 anos (12), entre os de renda mais alta (9), entre os que têm até o segundo grau (9) e entre os que vivem no Sul (9) e Sudeste (8).
Ex-tucano, Ciro cresceu cinco pontos percentuais entre os eleitores que avaliam a administração do presidente Fernando Henrique Cardoso como ótima/boa -estrato em que Serra caiu outros cinco pontos.
As denúncias de irregularidades na administração petista de Santo André causaram até agora pouco dano à candidatura de Lula. O petista está em linha descendente -tinha 43% em maio e 40% em junho-, mas mantém ainda um percentual superior àqueles que possuía entre dezembro de 2001 e abril de 2002.
Lula perdeu 11 pontos entre os eleitores do Sul, oito pontos entre aqueles que ganham de R$ 1.001 a R$ 2.000 e quatro pontos entre as mulheres. Mas cresceu seis pontos entre os que ganham mais de R$ 2.000 e quatro pontos na região Norte/Centro-Oeste.
Serra perdeu quatro pontos na faixa de maior renda e três pontos entre os que têm até o primeiro grau. Mas o tucano cresceu quatro pontos entre os que possuem curso universitário.
Garotinho recuou na pesquisa principalmente porque perdeu cinco pontos no estrato de alta renda e seis pontos na região Norte/Centro-Oeste.
O levantamento do Datafolha permite, devido ao maior número de entrevistas realizadas, examinar como três dos 27 Estados pesquisados votam para presidente.
Lula está seis pontos abaixo de sua taxa nacional em São Paulo (tem 32% dos votos) e nove pontos abaixo no Rio de Janeiro (29%). Em Minas, está quatro pontos percentuais acima (42%).
Serra tem quatro pontos acima de sua média em São Paulo (24%), um ponto a menos em Minas (19%) e 11 pontos a menos no Rio (9%)-o que o deixa em quarto lugar. O PSDB é fraco no Rio desde 98, quando Garotinho venceu a eleição para governador, e apóia regionalmente uma candidata do PFL, Solange Amaral.
No Rio, Garotinho lidera a disputa com 38% -25 pontos a mais do que sua média nacional. Ciro está quatro pontos abaixo de sua média nacional em Minas.
O empate de Ciro com Serra reafirma a preponderância da televisão nesta eleição. A cada semestre (à exceção daqueles com pleitos), os partidos, de acordo com o percentual de votos obtidos na eleição anterior, têm de 2 a 20 minutos em cadeia nacional de rádio e televisão e mais dez ou 20 minutos de inserções comerciais.
Como o horário é reservado não aos candidatos, mas às suas agremiações, há polêmica se é legal a utilização em benefício de Ciro dos tempos de PDT e PTB.
Um dos motes da propaganda do candidato do PPS foi afirmar que o PSDB queria impedi-lo de aparecer na televisão. Foi levada ao ar uma série de comerciais com essa mensagem, protagonizados pela atriz Patrícia Pillar, namorada de Ciro. Nesta semana, os candidatos começam nova superexposição, desta vez em programas jornalísticos de TV.



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