São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No 2º turno, candidato do PPS se sai melhor que tucano

DA REPORTAGEM LOCAL

Na simulação de segundo turno da eleição presidencial, o candidato do PPS, Ciro Gomes, sai-se melhor do que o tucano José Serra. Na comparação com a pesquisa passada, Ciro cresce em uma eventual disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O petista cai de 52% para 47%, e o candidato do PPS sobe de 38% para 44%, o que os deixa empatados tecnicamente.
Como a margem de erro é de dois pontos, o petista pode ter entre 45% e 49%, e o candidato do PPS entre 42% e 46%.
Em maio, a distância entre Lula e Ciro era de 18 pontos percentuais no segundo turno. Caiu para 14 pontos em junho e agora recuou para apenas três pontos.
Levando em conta apenas o eleitorado feminino, Ciro vence Lula por 49% a 40%. Entre os homens, o petista vence folgadamente (53% a 39%).
Hoje, Lula vence Serra por 50% a 40% no segundo turno. Na pesquisa passada, a diferença era de nove pontos, com Lula obtendo 50%, e Serra, 41%.
Somente entre o eleitorado feminino, Serra consegue 45% contra 43% de Lula. No eleitorado masculino, o petista vence por 57% a 35%.
O petista também vence Garotinho por 51% a 35%, com os percentuais oscilando dentro da margem na comparação com a pesquisa passada, quando tinha 52% contra 37% do ex-governador do Rio.
Numa eventual disputa direta entre Ciro e Serra, o candidato do PPS sairia vencedor por 45% a 40%. Se o candidato tucano fosse ao segundo turno contra Anthony Garotinho (PSB), venceria por 48% a 34%.
O segundo turno está programado para 27 de outubro, se nenhum candidato obtiver metade mais um dos votos válidos no primeiro turno, que será no dia 6.
Entre os dois turnos, há um novo horário eleitoral gratuito com os dois candidatos tendo tempos iguais (dez minutos). Por causa disso, os analistas de pesquisa o consideram uma nova eleição.
Os levantamentos feitos agora sobre o segundo turno são mais frágeis porque não captam na integralidade as circunstâncias políticas da disputa - alianças e rejeição, principalmente.



Texto Anterior: Ciro cresce 7 pontos e empata com Serra
Próximo Texto: Crise traz pessimismo de volta aos eleitores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.