São Paulo, quinta-feira, 07 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Costa foi repórter do "Fantástico" e locutor de Collor

DA REDAÇÃO

Indicado pelo PMDB, o novo ministro das Comunicações, o mineiro Hélio Costa, 65, elegeu-se senador por Minas nas últimas eleições. Jornalista, ficou conhecido como repórter dos programas "Fantástico", "Globo Repórter" e "Linha Direta", da TV Globo.
Costa assume o ministério no lugar de seu correligionário Eunício Oliveira (CE), depois de uma disputa interna no partido com o secretário-executivo da pasta, Paulo Lustosa, também cotado para a pasta.
Natural de Barbacena (MG), onde tem hoje uma emissora de rádio (leia texto ao lado), mudou-se para Nova York em 1967, onde trabalhou na cadeia de rádio "A Voz da América".
Em 1974, assumiu a chefia da sucursal da TV Globo em Nova York. Retornou ao Brasil em 1986 e começou sua carreira política como deputado federal constituinte eleito pelo PMDB.
Em 1989, Costa trocou a legenda para se filiar ao PRN (Partido da Reconstrução Nacional), pelo qual Fernando Collor de Melo foi eleito presidente.
Em 1990, foi locutor dos programas de Collor na TV e candidatou-se ao governo de Minas Gerais, ganhando a disputa pelo segundo turno do tucano Pimenta da Veiga. No entanto, acabou perdendo as eleições para Hélio Garcia (PRS).
Voltou a disputar o governo estadual em 1994 pelo PP, quando foi para o segundo turno com o hoje senador e presidente interino do PSDB, Eduardo Azeredo. Costa, que havia ganhado o primeiro turno, perdeu novamente as eleições. Elegeu-se deputado federal em 1998 pelo PFL, que havia apoiado sua candidatura em 1994. Em 2002, ganhou as eleições para o Senado, desta vez pelo seu partido atual.
Como senador, foi vice-líder do governo, vice-líder do PMDB e presidiu a Comissão de Educação e a subcomissão de Comunicação. Costa entra no governo pela reforma ministerial promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Texto Anterior: Novo ministro nega relações com Valério
Próximo Texto: Senador é dono de rádio no interior de Minas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.