São Paulo, domingo, 07 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ricci é ligado a adversário de Dirceu no partido

DA REPORTAGEM LOCAL

O sociólogo Rudá Ricci é ligado ao ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio, candidato à presidência do PT nas eleições de setembro com apoio da esquerda radical do partido. Plínio e José Dirceu estiveram em lados opostos em várias disputas internas.
Líder católico, Plínio coordenou a campanha eleitoral de Lula em 1989, quando Ricci elaborou a proposta de política agrária. Em 1994, provocou críticas ao sugerir a retirada da candidatura de Dirceu ao governo de São Paulo, a título de facilitar um entendimento nacional com o PSDB.
Em 1995, o nome de Plínio foi lançado para suceder Lula na presidência do PT, o que abalou a candidatura de Dirceu. Plínio não concorreu. O ex-chefe da Casa Civil, temido pelo "estilo trator", foi eleito com o apoio de Lula.
Em 1998, Plínio renunciou à coordenação do programa de governo de Lula. Em 2003, responsável pelo anteprojeto do Plano Nacional de Reforma Agrária, desvinculou-se da equipe de Lula, por divergir das metas oficiais.
Quando surgiram as denúncias do "mensalão", defendeu o afastamento dos dirigentes petistas envolvidos nas suspeitas.


Texto Anterior: Origens da crise: PT virou "partido-empresa", diz sociólogo
Próximo Texto: Outro lado: Crítica não tem base na realidade, afirma Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.