UOL

São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grito criticou FHC por 8 anos

DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O presidente Fernando Henrique Cardoso enfrentou, em todos os anos de seu governo, manifestações e críticas contra a sua política durante as manifestações do Grito dos Excluídos, que acontece no feriado de 7 de setembro.
Em seus dois primeiros anos de mandato, as críticas foram diretas. Em 1995, primeiro ano do mandato de FHC e também primeira edição do Grito, um "panelaço dos excluídos" em Aparecida (interior de São Paulo) protestou contra a política econômica "neoliberal" dos tucanos.
Em 1996, os participantes exibiram cartazes que mostravam FHC com nariz de Pinóquio. Outros cartazes traziam a inscrição "Pai, perdoai FHC, que ele não sabe o que faz".
Já em 1997 e 1998, a frase mais vista nos cartazes e nas faixas era "Fora FHC". Ainda em 1998, ano de eleições presidenciais, o ato foi marcado por manifestações de apoio a Lula. A adesão de grupos políticos e de movimentos sociais ao protesto, no entanto, foi deixando de lado o tom direto e passou para um tom mais velado.
(ELIANE MENDONÇA)


Texto Anterior: Protesto rouco: Lula deve ser poupado no Grito dos Excluídos
Próximo Texto: Mídia: Série da Folha ganha prêmio de García Márquez
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.