UOL

São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo sabia de tortura na prisão

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente do Conselho da Comunidade, Marcelo Freixo, afirmou ontem à Folha que entregou pessoalmente ao secretário de Administração Penitenciária, Astério Pereira, no dia 15 de agosto, dez dias antes da prisão de Chan Kim Chang, um relatório que aponta que a tortura é "sistemática" no presídio Ary Franco.
Segundo Freixo, o relatório foi entregue durante uma longa reunião na Secretaria de Administração Penitenciária. "Ele não pode negar conhecimento porque o relatório foi entregue em mãos, pela segunda vez [em agosto]", afirmou.
O secretário negou, na manhã de ontem, durante o programa radiofônico "Fala Garotinho", na rádio Melodia FM, ter conhecimento do relatório. "Não existe nenhum relatório encaminhado à secretaria", afirmou. Segundo ele, todas as denúncias feitas pelo conselho são apuradas.
O Conselho da Comunidade é formado por entidades da sociedade civil que fiscalizam o sistema penitenciário do Rio. O relatório foi resultado de visitas feitas no Ary Franco em 27 de março e 24 de junho deste ano.



Texto Anterior: Abuso policial: Nova perícia encontra sangue em cela lavada
Próximo Texto: Panorâmica - Patrimônio: Parte de igreja desaba em SC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.