São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Agora, petróleo

De uma hora para outra, dos sites de "Wall Street Journal" e "Financial Times" até o chinês "Diário do Povo", de BBC e Bloomberg aos sites globais do setor, amontoaram-se ontem relatos da descoberta na bacia de Santos, anunciada anteontem. Subiram ações da Petrobras na Bovespa e da BG em Londres, por conta. É petróleo "leve", raro para a "gigante brasileira". Já especulam por quantos anos poderia suprir os EUA. Já prevêem até a "especulação sobre uma segunda província do tamanho de Campos", agora em Santos.
Isso, após os louvores de "WSJ" e "FT" à Petrobras.

AGORA, CPI
Ao fundo, aqui, corre pela blogosfera mais especulação - sobre a CPI da Petrobras. É uma das muitas em fila na mesa de Romeu Tuma, ele que está "de malas prontas para sair do DEM" e viu o filho virar secretário de Justiça.
E outra investigação sobre a Petrobras é seguida de perto na blogosfera -a da Comissão de Valores Mobiliários, após questionamentos do DEM e do PSDB de Paulo Renato.

VALE VS. PETROBRAS
E muito mais corre pela web. Lauro Jardim segue dia após dia a disputa de cargos na estatal, entre dois PMDBs.
E o Relatório Reservado acompanha o estranhamento entre Vale, que até contratou Henri Philippe Reichstul, ex do governo FHC, e Petrobras. De ontem, "no dia em que a Vale entrar na exploração de petróleo, a Petrobras vai extrair e exportar minério. Já no gás para consumo...".

BILHÕES E BILHÕES
A Unidade de Inteligência da "Economist" fez relatório, ecoado na BBC, dizendo que o investimento externo no Brasil deve fechar 2007 em US$ 34,5 bi, salto de 83,5%. Resultado que viria "apesar da turbulência nos mercados mundiais", mas deve "se reduzir gradualmente" de 2009 a 2011, quando também cairia "o preço das commodities".

RESISTENTES E...
O "Financial Times" deu em longa reportagem que "uma característica notável das preocupações do último mês nos mercados globais é a resistência dos emergentes".
Mas haveria emergentes e emergentes, destaca o jornal. De um lado, cita Rússia, Brasil e Peru. De outro, a Venezuela, mais Turquia, Bulgária etc.

DESEQUILIBRADOS
A situação na Venezuela se agravou ontem a ponto de ser destaque do Market Watch, da Dow Jones, registrando que, "na América Latina, as economias desequilibradas de Venezuela e Argentina são mais vulneráveis, enquanto o Brasil é bem mais saudável".

TELES E O FUTURO
A "Forbes" deu relatório da ONU avaliando que "61% dos assinantes de celular estão em países em desenvolvimento como Brasil, China, Índia e Rússia". Os Brics de sempre, mas, também como sempre, no título, "O futuro das teles [está] na Índia e na China".

CAMPO DE BATALHA
"FT" e outros noticiaram a decisão judicial no Brasil que liberou a Anatel para aprovar a fusão Telefônica/Telecom Itália. É capítulo da "batalha pelo domínio do mercado de celulares em alto crescimento no país". Mercado de "crítica importância" para as duas ex-estatais em conflito aberto -a Telefônica e a Telmex.

Douglas Austral/guardian.co.uk
Uma mãe mostra seu filho desaparecido, no "Guardian"

"CIDADE DE DEUS 2"
O "hype", no dizer do "Guardian", sobre o filme "Tropa de Elite" , ainda nem lançado mas muito visto, chegou ao próprio jornal londrino, na longa reportagem "Uma nova geração de "desaparecidos" leva às ruas do Rio a angústia".
O correspondente Tom Philips acompanhou cenas de crueza não muito diversa daquelas que ele descreve do novo filme, "hypado" no texto como "Cidade de Deus 2".

HIPÓTESE PRIMEIRA
Em registro lacônico ontem no "Jornal Nacional", "foi concluída hoje a obra para aumentar a segurança" em Congonhas. Enfim, são "as ranhuras" que "servem para escoar a água da chuva".

MUNDO CÃO
Nas manchetes do "Jornal da Record", violência. Para abrir a escalada, "Irmão do cirurgião acusado de mutilar 20 mulheres é denunciado". Depois, "A polícia paulista usa "pitbulls" e provoca polêmica".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Deputados vão a Cuba investigar situação de boxeadores deportados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.