São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha promove hoje debate sobre Constituição; inscrição é gratuita

DA REDAÇÃO

A Folha promove hoje, das 11h às 13h, um debate sobre a Constituição Federal, promulgada há 20 anos.
O ministro Nelson Jobim (Defesa), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-deputado constituinte (pelo PMDB-RS), participará do debate. Também estará presente o advogado Bernardo Cabral, relator-geral da Assembléia Nacional Constituinte (então deputado pelo PMDB-AM).
Além dos dois, participam do debate José Afonso da Silva, professor titular aposentado da Faculdade de Direito da USP e ex-assessor jurídico da Constituinte, e o advogado Ives Gandra da Silva Martins, que acaba de lançar o livro "Constituição Federal - Avanços, Contribuições e Modificações no Processo Democrático Brasileiro".
O mediador será Vinicius Mota, editor de Opinião.
O evento será realizado no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo). Inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no jornal.

Controvérsias
Desde 1988, a Constituição teve 56 emendas. Para muitos, isso bastaria para provar que o texto constitucional errou em muitos aspectos por excesso de normas e pecou em outros por falta de regulamentação.
Os entusiastas da Constituição Cidadã, assim apelidada por Ulysses Guimarães (1916-1992), presidente da Constituinte, afirmam, por outro lado, que nossa Carta é das mais avançadas do mundo, por causa da parte que cuida dos direitos e das garantias individuais, bem como dos direitos sociais.


Texto Anterior: Sugestões à Constituição se mantêm atuais após 20 anos
Próximo Texto: PF investiga vazamento de ação sobre o filho de Sarney
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.