São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho volta e ataca Cabral em blog

Ex-governador acusa peemedebista de manter parceria com Rodrigo Silveirinha, pivô de esquema que desviou dinheiro no Rio

Assessoria de governador diz que ele não responderá a ataques de Garotinho, que apoiou Cabral durante campanha no pleito de 2006

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Candidato do PR ao governo do Rio em 2010, o ex-governador Anthony Garotinho adotou como estratégia atacar com dureza a gestão do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), a quem apoiou em 2006.
Garotinho chega a insinuar que são de Cabral os US$ 24,3 milhões desviados para a Suíça por fiscais da Fazenda do Estado em 2003. O esquema era comandado por Rodrigo Silveirinha, então subsecretário de Administração Tributária do governo Rosinha Matheus, mulher de Garotinho. Segundo a assessoria do governador, ele não comentará os ataques de Garotinho.
Os ex-aliados estiveram juntos até 2006, no PMDB. Naquele ano, o atual governador foi eleito sucessor de Rosinha. O casal participou da campanha vitoriosa.
Dizendo-se traído por Cabral, Garotinho se filiou ao PR em junho. Sua meta é voltar ao Palácio Guanabara -sede da administração fluminense-, onde esteve de 1999 a 2002.
O principal meio de atacar o governador tem sido pelo site pessoal de Garotinho. Em www.blogdogarotinho.com.br, não há um dia sem críticas à gestão Cabral. Sobre Silveirinha, Garotinho é irônico. "Vamos agora conhecer um pouco da verdade. Silveirinha sempre foi grande amigo do atual governador Sérgio Cabral. (...) Sua amizade com o atual governador era tão grande, que quando estourou o escândalo, a mulher de Silveirinha estava nomeada no cargo mais importante da presidência da Assembleia Legislativa pelo então deputado Sérgio Cabral."
O ex-governador prossegue no tema do esquema do propinoduto: "Quando me perguntam pelo Silveirinha, respondo: "Perguntem ao Cabral. Eles sempre foram grandes amigos". (...) Pena que o ex-deputado federal André Luiz, muito amigo de Silveirinha e Cabral, hoje esteja fora de atividade. Porque se ele quisesse prestar um grande bem à sociedade, diria quem é na verdade o verdadeiro dono do dinheiro que estava na conta de Rodrigo Silveirinha na Suíça".
Antes de mudar de assunto, Garotinho ataca: "Aviso a Cabral: é só pra começar. Vem aí o escândalo do aluguel do ar-condicionado para as escolas do Estado. Vocês leram bem? Aluguel. E logo a seguir o esquema da fraude milionária na estocagem dos remédios do Estado. Apertem os cintos".
Todos os dias, Garotinho publica no blog fotos de Cabral com o governador José Roberto Arruda (DEM-DF), principal personagem do mensalão do DEM. "E agora leio nos jornais que a empresa Linknet, envolvida no escândalo do mensalão do Distrito Federal, também tem negócios com o governo Sérgio Cabral."
Segundo dados do Siafem (Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios), desde 2008 o governo Cabral fechou nove contratos com a Linknet, no valor de R$ 35 milhões.
"Perguntar não ofende: no Rio, a Linknet ganhou os nove contratos por que apresentou o melhor preço?", pergunta Garotinho no blog.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Copenhague, afinal
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Sandra Jovchelovitch: Há simetria entre o comportamento da população e o dos políticos no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.