São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de Quércia faz campanha ilegal

Marcos Ribolli/Folha Imagem
Funcionários aplicam outdoor do pré-candidato à Prefeitura de Campinas Fernando Quércia (PL)


PAULO REDA
FERNANDA BASSETTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O pré-candidato à Prefeitura de Campinas (95 km a noroeste de SP) Fernando Quércia (PL), filho do ex-governador Orestes Quércia (PMDB), já está em campanha eleitoral. O político espalhou pelas ruas de Campinas 40 outdoors, um gasto de R$ 18.400.
Além de Fernando, outros pré-candidatos a prefeito já fazem propaganda, entre os quais os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB) e Hélio de Oliveira Santos (PDT). O vereador Ângelo Barreto (PT), postulante à reeleição na Câmara, também tem imagem estampada nas ruas.
Pela legislação eleitoral, esse tipo de propaganda só pode ser feita a partir do dia 6 de julho. A infração rende multas que variam de 20 mil a 50 mil Ufirs. Uma Ufir hoje vale R$ 1,06.
Um dos cartazes de Fernando flagrados pela Folha trazia, ao lado de sua foto, a mensagem: "Um futuro melhor para Campinas. Você também quer". Esta será a sua primeira disputa eleitoral. O pai, Quércia, foi prefeito da cidade de 1969 a 1973.
Uma marca em todos os outdoors do pré-candidato do PL é a presença do verbo querer na terceira pessoa do singular, numa referência ao seu sobrenome.
Apesar de carregar a sigla do vice-presidente da República, José Alencar (PL), e posar ao seu lado em outdoors, a relação do filho do ex-governador com o PT de Campinas é distante.
"Hoje, considero que não há a menor chance de haver uma aliança aqui em Campinas como em nível nacional", afirmou.
O promotor eleitoral de Campinas, José Herbert Teixeira Mendes, informou que vai apurar as supostas irregularidades na colocação de propaganda eleitoral nas ruas da cidade.


Texto Anterior: Brizola diz que Miro não tem espaço no PDT
Próximo Texto: Outro lado: Propaganda não é eleitoral, dizem pré-candidatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.