São Paulo, quinta-feira, 08 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bastos tentará resolver impasse em encontro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, vai se reunir com o governador Flamarion Portela e a bancada de Roraima no Congresso até o fim desta semana para tentar resolver a homologação da reserva indígena de Raposa/ Serra do Sol, naquele Estado.
A homologação, que vem se arrastando desde 1998, tomou contornos políticos desde anteontem, quando índios e fazendeiros invadiram prédios públicos e bloquearam os acessos à capital Boa Vista, na avaliação do governo federal. No encontro, o ministro tentará, mais uma vez, convencer o governador a retirar fazendeiros e não-índios da área já demarcada como reserva.
"Bem que o governador poderia assentar logo essas pessoas", disse o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes.
O governo federal vem tentando convencer Flamarion desde o ano passado a retirar os 665 moradores de cinco vilas que ficam dentro da reserva -Surumu, Água Fria, Uiramutã, Socó e Mutum. A idéia é transferi-las para outra área federal de Roraima.
Além deles, há 67 núcleos rurais no interior da reserva que também devem ser retirados e os moradores, indenizados. Segundo avaliação do governo federal, há também áreas griladas, interesses de mineradoras e cerca de 25 mil hectares de mata nativa já devastados por fazendeiros.
Flamarion, que se licenciou do PT devido ao "esquema dos gafanhotos", diz que as plantações de arroz dos núcleos rurais são fundamentais para a economia do Estado. Mas esse argumento é recebido com ceticismo em Brasília.
O esquema dos "gafanhotos", apelido dos funcionários-fantasmas que "comiam" a folha salarial do Estado, está sob investigação da PF. O ex-governador de Roraima, Neudo Campos, chegou a ser preso por suspeita de envolvimento no esquema e agora responderá a processo.
Ao todo, há 14.719 índios, em 148 aldeias, no 1,751 milhão de hectares da Raposa/ Serra do Sol. A reserva é a 12ª em tamanho na região Norte. (IURI DANTAS)


Texto Anterior: Pró-manifestantes, Flamarion exige ação da União para área
Próximo Texto: Dependência gera apoio indígena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.