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Governo paulista vai gastar 45% a mais com publicidade
Administração José Serra abriu em 18 de dezembro licitação de R$ 88 mi anuais; dois contratos em vigor somam R$ 60 mi
Segundo a assessoria de comunicação, "o aumento
se justifica pelo incremento dos investimentos" do Estado de São Paulo em 53%
FERNANDO BARROS DE MELLO
DA REDAÇÃO
CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo José Serra (PSDB)
abriu no dia 18 de dezembro
nova licitação para publicidade
no valor de R$ 88 milhões
anuais. Essa previsão é 45%
maior do que os dois contratos
que, hoje em vigor, somam R$
60 milhões em doze meses.
Além do aumento do orçamento para o publicidade, o novo modelo prevê a contratação
de três agências em vez de duas.
Em junho de 2007, o governo
renovou por 12 meses os dois
contratos com as agências DPZ,
Duailibi, Petit, Zaragoza Propaganda (R$ 28,750 milhões) e
Lua Branca Propaganda (R$
31,250 milhões).
Agora, segundo o edital, serão abertas três contas: de R$
34,6 milhões, R$ 30 milhões e
R$ 23,4 milhões anuais. Na disputa, vence aquela agência que
apresentar a melhor proposta
de campanha para três diferentes temas: nota fiscal eletrônica, etanol e segurança pública.
O aumento das despesas com
publicidade, segundo explicou
a assessoria de comunicação do
governo, acompanha a evolução dos investimentos.
"O aumento se justifica pelo
incremento dos investimentos
do governo do Estado de São
Paulo. Em 2007 o orçamento
para investimentos foi de R$
7,9 bilhões. Já para 2008, os investimentos previstos são de
R$ 12,1 bilhões, um crescimento de 53%. A variação do valor
previsto para o próximo contrato de publicidade é inferior,
portanto, ao crescimento dos
investimentos do estado", explicou, por e-mail, a assessoria.
O Orçamento do Estado passou de R$ 84,98 bilhões em
2007 para R$ 96,87 bilhões este
ano, um aumento de 14%. Os
orçamentos de algumas secretarias diminuíram sua participação no total, em 2008. Os orçamentos das secretarias da
Educação e Saúde, por exemplo, representavam 14,12% e
10,10% do total em 2007. Este
ano apresentaram queda e
equivalem a 13,88% e 9,64%.
"É preciso ressaltar que o valor do novo contrato de publicidade representa 0,09% do total
do orçamento do Estado para
2008", disse a assessoria.
O resultado deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo a Secretaria de Comunicação, há necessidade de nova licitação porque foi esgotado o limite de
25% fixado por lei para ampliação dos contratos em vigor.
No dia 19 de dezembro, foi
publicado no "Diário Oficial" o
décimo segundo termo de aditamento do contrato do governo com a Lua Branca. O mesmo
DO trazia o oitavo termo de
aditamento com a DPZ. Os contratos foram originalmente assinados em 2005.
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