São Paulo, domingo, 08 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Embaixada diz que operações seguem a lei

DA REPORTAGEM LOCAL

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil preferiu não comentar detalhes das operações registradas no Banco Central e as opções reveladas pelos desembolsos para pessoas, ONGs e órgãos públicos no país.
A assessoria da embaixada emitiu a seguinte nota: "Em relação às perguntas da Folha sobre as operações financeiras do governo dos EUA através de contas CC5 no Brasil, a Embaixada dos EUA em Brasília gostaria de fazer a seguinte declaração: todas as operações financeiras do governo dos EUA feitas no Brasil através de contas CC5 são conduzidas de acordo com a legislação brasileira e com total conhecimento das autoridades brasileiras encarregadas."
O delegado da Polícia Federal Getúlio Bezerra informou que a cooperação entre os dois países deve continuar. Ele não vê problemas no financiamento, pelos americanos, de atividades policiais no Brasil.
"O apoio dos americanos cobre uma dificuldade que se teria para fazer o treinamento em nível federal", disse o coronel PM Cláudio Barros, que coordenou programas nacionais de treinamento de policiais militares para trabalho de prevenção às drogas em salas de aula.
O coronel disse que o programa no Brasil chegou a "3 milhões de crianças".
Os responsáveis pelas organizações não-governamentais que receberam ou recebem apoio financeiro da IAF (Interamerican Foundation) ofereceram basicamente as mesmas explicações. Segundo eles, os projetos são analisados pela IAF "sem interferência" do governo americano. A prestação de contas é feita na IAF.
"Os projetos são analisados do ponto de vista técnico. Cada proposta aprovada tem um objetivo definido", disse, resumindo a opinião geral de outros entrevistados, o coordenador-geral do Viva Rio, Rubem César Fernandes. (RV e AM)


Texto Anterior: Caso CC5: Estados Unidos financiam PF, PMs e ONGs brasileiras
Próximo Texto: Janio de Freitas: A calma ameaçada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.