São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Pernambuco e Minas lideram mortes no campo

DA REDAÇÃO

Pernambuco, onde há 14 movimentos ligados à reforma agrária, foi um dos principais palcos de conflito envolvendo sem-terra no país em 2004.
No ano passado, pelo menos 19 pessoas foram mortas em razão de conflitos fundiários no país. No topo do ranking, com cinco mortes cada, aparecem Pernambuco (sendo três sem-terra) e Minas Gerais (cinco sem-terra), segundo a Ouvidoria Agrária Nacional.
Das 316 invasões ocorridas entre janeiro e novembro de 2004 no país, 76 (24% das ações) foram em Pernambuco, líder da lista, que concentra o maior número de acampados (cerca de 20 mil famílias).
Em dezembro de 2004, entidades estaduais e federais identificaram nove focos de conflito em cinco cidades do Estado. À época, o ouvidor agrário nacional, Gersino Silva, ligou a violência no campo à lentidão no processo de reforma em PE.


Texto Anterior: Um policial é morto e outro é torturado em área do MST
Próximo Texto: Sem-terra atribui crime a quadrilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.