São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSELHO DE CARNAVAL

No rádio, presidente diz que maioria dos problemas vêm de casa e que pais devem se responsabilizar

"Famílias devem conversar mais", diz Lula

ANA FLOR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seu programa quinzenal de rádio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o exemplo de sua ausência como pai para pedir que as famílias "conversem mais" e que os pais "assumam a responsabilidade" pelo futuro dos filhos.
"Tenho cinco filhos e fico imaginando que, muitas vezes, os problemas que as nossas crianças carregam, eles não acontecem por problemas fora da nossa casa. Muitas vezes os problemas acontecem em função do nosso comportamento dentro de casa."
"De vez em quando", acrescentou, "eu me pergunto, quantas vezes e quantos dias fazem que eu não converso com meu filho. E essa pergunta eu queria fazer para os ouvintes, para o pai e a mãe que está ouvindo esse programa, você já conversou com seu filho hoje?".
Lula disse ainda: "Nós precisamos assumir a responsabilidade pelo que nós queremos que nossos filhos sejam". O "Café com o Presidente" que foi ao ar ontem teve como tema o ProJovem, programa recém-criado pelo governo para que jovens entre 18 e 24 anos concluam o ensino fundamental em um ano, desde que tenham completado a 4ª série.
O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) participou como convidado especial e explicou detalhes do ProJovem. A Secretaria Nacional da Juventude, responsável pelo programa, é coordenada pela Secretaria Geral.
Lula aproveitou uma frase do rapper carioca MV Bill, dita no ato de instalação da secretaria, em 1º de fevereiro, e citada no programa por Dulci, para criticar os governos que o antecederam. Segundo Dulci, o rapper havia dito que "os governos olhavam para nós, mas não nos enxergavam".
Lula, então, disse que daria "um palpite sobre a frase" e que o rapper quis dizer que [no passado] "o Estado brasileiro e os governos olhavam, mas não enxergavam".
Bill disse, à época, como um dos oradores do lançamento do ProJovem, que "o contato que o jovem preto e pobre tem com o poder público é através da polícia".

Gravação
A gravação do programa, na sexta-feira, foi antecipada por algumas horas porque, no final da tarde, Lula viajou para São Paulo para realizar uma cirurgia de retirada de pólipo nasal, espécie de tecido que atrapalha a respiração.
Ao final do programa, Lula disse que o governo está "tentando fazer sua parte", mas que os pais poderiam fazer "mais que o Estado". No início do ano, Lula ficou "muito contrariado" ao ver que fotos tiradas por amigos do seu filho mais jovem, Luís Cláudio, 19, durante férias em Brasília, ilustravam fotoblogs na internet.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Do hino ao pagode: Banda militar toca Zeca Pagodinho na troca da bandeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.