São Paulo, terça-feira, 08 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo anuncia núcleo para poder "auditar" ditadura

DA SUCURSAL DO RIO

O governo federal anunciou ontem a criação de um Centro de Referência e Pesquisa sobre as violações de direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985), para "sistematizar" a documentação sobre o período.
A função do centro, disse no Rio o ministro Nilmário Miranda (Direitos Humanos), será localizar e organizar todos os documentos do período espalhados pelo país, sistematizando-os numa mesma base de dados e permitindo o acesso a essa documentação.
O lançamento oficial do centro só será feito em agosto. O levantamento da documentação será feito por um grupo de trabalho -intelectuais e representantes de vítimas da ditadura- reunidos pela primeira vez ontem, no Arquivo Nacional, no Rio.
Nilmário afirmou que não é possível saber hoje exatamente quantas pessoas recebem indenizações (do governo federal e dos Estados) por terem sido vítimas da ditadura e que não há "mecanismo de acesso" a toda a documentação espalhada em arquivos estaduais, federais e privados.


Texto Anterior: Direitos humanos: Comissão da ONU favorece EUA e prejudica Brasil, afirma Nilmário
Próximo Texto: Braço direito de missionária é indiciado no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.