São Paulo, terça-feira, 08 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo listará ameaçados de morte em Anapu

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ALTAMIRA

Representantes de entidades defensoras dos direitos humanos do Pará, defensores públicos, policiais militares e promotores chegam hoje a Anapu (oeste do Estado) para iniciar levantamento da situação das pessoas que se dizem ameaçadas de morte na região -onde a freira Dorothy Stang foi morta no último dia 12.
De acordo com lista da CPT (Comissão Pastoral da Terra), pelo menos 65 pessoas estão ameaçadas de morte no Pará. O grupo tentará convencer quem se diz ameaçado de que precisa deixar a região caso queira aderir ao programa de proteção a ameaçados.
Entre ameaçados estão Gabriel Domingues do Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu; Francisco de Assis dos Santos Souza, o Chiquinho do PT, diretor do sindicato; padre José Amaro, da Paróquia de Anapu; e Deorival Xavier, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajá.
O procurador da República no Pará, Felício Pontes, também deve chegar hoje a Anapu para realizar assembléias com moradores e representantes de sindicatos e de associações. "Quero apurar como vai a investigação sobre o crime da irmã e fiscalizar a implantação dos lotes do PDS [Programa de Desenvolvimento Sustentável]."
Cerca de 200 pessoas devem participar hoje de passeata no Dia Internacional da Mulher, em homenagem à freira, em Anapu. As homenagens começam às 16h em frente à paróquia local. Em seguida, a população segue em passeata até ao túmulo da missionária, onde haverá celebração religiosa. (MAURÍCIO SIMIONATO)


Texto Anterior: Braço direito de missionária é indiciado no PA
Próximo Texto: Laudo da PF vê autenticidade em documentos de base aérea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.