São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2010

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Casa quer lançar revista com textos de deputados

MARIA CLARA CABRAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados, que já conta com jornal diário, rádio, TV e agência, agora pretende lançar uma revista.
A intenção é que a "Plenarium" seja trimestral, direcionada ao meio acadêmico e à classe "intelectual do país" e seja distribuída em bibliotecas, assembleias, aos parlamentares e para entidades de classe.
Junto com professores e autoridades, os próprios deputados seriam responsáveis por escrever artigos para a revista.
Mesmo sem previsão no regimento interno da Câmara, a "Plenarium" já chegou a ser publicada. Ela foi idealizada pelo então presidente da Casa, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), em 2004. Desde então, circulou outras três vezes. Na última edição, de outubro de 2008, o tema foi "o desafio do clima".
"Sem um ato da Mesa ela não existe, por isso há dúvidas de como pagar a sua impressão e quem são os responsáveis", explica Odair Cunha (PT-MG), terceiro-secretário da Mesa.
A ideia agora é fazer com que a "Plenarium" seja "legalizada" e periódica. Sua formalização pode ser aprovada na próxima reunião da cúpula da Câmara. O assunto foi levado para discussão no último encontro, mas Odair Cunha pediu vistas. Ele quer levantar os custos oficiais com a revista e como ela será administrada.
O diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, Sergio Chacon, avalia que os gastos não serão altos. Ele diz que cada impressão deve custar cerca de R$ 60 mil e que a revista poderá usar a estrutura da Casa.
No ano passado a Câmara gastou no R$ 32,9 milhões com sua comunicação (jornal, TV, rádio, agência e outros). Em 2008 foram R$ 42,6 milhões.
Mesmo em fase de aprovação, o tema da próxima edição está pronto: o trabalho das comissões da Câmara sobre a crise econômica mundial. Antonio Palocci (PT-SP), um dos relatores do tema, será, segundo Chacon, colaborador da edição.


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