São Paulo, domingo, 08 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Estudo cobra novo padrão de uso da energia

DA REDAÇÃO

Em tempos de mitigar os efeitos negativos da mudança do clima, a construção civil é um setor que pode dar uma colaboração muito grande, segundo relatório divulgado na semana passada pelo Pnuma, o braço ambiental da ONU.
Segundo o documento, uma combinação adequada entre legislação, uso disciplinado de energia e o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes do ponto de vista energético poderá reduzir de forma substancial as emissões do setor da construção civil. Hoje, esse segmento usa 40% de toda a energia gerada no planeta.
Os cálculos feitos pelo Pnuma para o continente europeu dão conta da grande dimensão do problema. "Com um novo padrão de uso da energia será possível reduzir em um quinto o consumo energético por parte da construção civil", aponta o estudo.
Essa redução seria equivalente a uma diminuição de 45 milhões de toneladas de gás carbônico por ano. Para os autores do texto é viável pensar nisso já a partir de 2010.
Para a Agência Internacional de Energia, a simples troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, em todo o mundo, contribuiria com quase metade das metas do Protocolo de Kyoto.


Texto Anterior: Debate sobre como abrandar aquecimento global será acirrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.