UOL

São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

De olho em 2006
Geraldo Alckmin disse a Lula que Fernandinho Beira-Mar poderá ficar em São Paulo pelo tempo que o governo federal precisar. O objetivo do governador paulista é mantê-lo sob "linha dura" para fazer disso uma bandeira para as futuras campanhas eleitorais do PSDB.

Contrapartida financeira
Alckmin, após aceitar guardar Beira-Mar, ouviu de Lula a promessa de que SP receberá R$ 10 mi do fundo nacional penitenciário até o final do mês. Outros R$ 4 mi já foram liberados pela União após a primeira passagem do traficante por SP.

Ghost-writer
O pronunciamento feito por João Paulo (Câmara) ontem em cadeia nacional foi escrito por Duda Mendonça e gravado na segunda, num hotel. Mesmo sem ser contratado pelo governo, o marqueteiro trabalhou no discurso dos cem dias de Lula.

Missão de paz
O vice José Alencar esteve discretamente no Senado anteontem para falar com Heloísa Helena (AL). A senadora está na mira do PT por se recusar a votar pontos das reformas de Lula. Os mesmos que o partido, na gestão FHC, atacava.

Público-alvo
Palocci Filho (Fazenda) participa amanhã de debate na TV Câmara sobre reforma tributária. Os entrevistadores serão os deputados Virgílio Guimarães (PT) e Mussa Demes (PFL).

Piada palaciana
Com tantos ministros e aliados contundidos, o governo já pensa em criar o cargo de ortopedista-geral da União.

Negócios à parte
O PTB paulista, ligado a Alckmin, avisou ao governador que deverá ter candidato próprio à Prefeitura de SP. O nome mais cotado é o de Campos Machado.

Na marra
Por meio de uma liminar, os juízes do MA conseguiram aumento salarial de 54%. O governo estadual recorrerá ao STJ.

Enviada especial
Lurian da Silva, filha de Lula que trabalha no Fome Zero em SC, participará hoje do lançamento do plano de ação do Banco do Brasil no programa de combate à fome.

Investigação federal
A comissão de fiscalização da Câmara dos Deputados aprovou a convocação de Sérgio Gomes, amigo do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel, para depor. Será questionado sobre as denúncias de formação de quadrilha e extorsão na prefeitura petista da cidade.

Painho
A bancada carlista na Assembléia da BA comemorou a absolvição de seu líder aos gritos de "Viva ACM, Viva Lula!". Ontem, o PFL cansou de repetir que o "governo salvou ACM".

Pedido de satisfação
Líder do PT na Assembléia da BA, Moema Gramacho escreveu carta a Lula, a José Dirceu e a Mercadante perguntando o que cada um deles pensa sobre o arquivamento do processo de ACM. Dependendo da resposta, diz que sairá do partido.

Outro lado
Ao saber da carta da deputada estadual, Mercadante telefonou-lhe com a seguinte resposta: "O PT apresentou o pedido de investigação, fez o recurso ao plenário e votou pela abertura do processo de cassação".

Ponta de faca
Mesmo sabendo que não conseguirá reverter a decisão, o PT-BA recorrerá até a última instância da absolvição de ACM. Teme ficar, no Estado, com a imagem de aliado do carlismo. O primeiro passo será a apresentação de um recurso ao Senado.

Grampos e brindes
ACM foi comemorar sua absolvição na casa de José Sarney.

TIROTEIO

Do ex-ministro Fernando Lyra (Justiça), que diz já ter sido radical, sobre os "divergentes do PT" e as reformas:
- Ao assistir a essa controvérsia no PT sobre as contradições, lembrei-me de Carlos Lacerda que, ao ser questionado sobre a Frente Ampla com Jango e JK, respondeu que quem tem idéia fixa é louco.

CONTRAPONTO

Fina homenagem

O embaixador alemão no Brasil, Uwe Kaestner, esteve anteontem em um jantar em homenagem ao novo presidente do grupo parlamentar Brasil-Alemanha, Marco Maciel (PFL).
Durante o evento, o embaixador propôs um brinde a Maciel. Eduardo Suplicy ergueu sua taça para um segundo brinde. Saudou as relações entre os dois países, que se estreitaram, na opinião do petista, após ambos adotarem posição semelhante em relação à guerra dos EUA.
Descontraído, o deputado Paulo Delgado (PT) também fez "homenagem" a Maciel. Disse que, fora ele, não conhecia nenhum outro brasileiro que tivesse ido a um spa com a intenção de engordar. Maciel, com 65 quilos distribuídos em 1,84 m de altura, retrucou:
- Pois o Delfim Netto me falou, outro dia, que eu engordei 20% no spa. Ou seja, mais ou menos meio quilo!


Próximo Texto: Previdência: Tributação de inativos divide comissão e dificulta reforma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.