UOL

São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Polêmica à vista
A equipe econômica autorizou a inclusão de emenda na reforma tributária sugerindo que a cobrança do ICMS passe a ser no destino do produto. A proposta, que desagrada a Estados produtores como SP, será encaminhada por meio de emenda do relator Virgílio Guimarães.

Proposta de acordo
Afinado com Palocci Filho (Fazenda), Virgílio Guimarães (PT) tentará conter a oposição de Estados produtores estabelecendo um prazo de transição de dez anos e mecanismos de compensação. A fim de preparar o terreno, o ministro tem dito que "o Congresso é soberano".

Ver se cola
Palocci Filho fez uma única ressalva ao relator Virgílio Guimarães. Se ficar evidente que a proposta dificultará muito a aprovação das reformas, o deputado petista deverá desistir de cobrar o ICMS no destino.

Espalhar para crescer
Parlamentares do grupo dos 30 começaram a colher assinaturas de deputados estaduais e de vereadores do PT para o manifesto "crescimento já".

Catraca seletiva
O petista Paulo Paim não foi o único. Ministros estão se recusando a atender parlamentares que têm votado contra o governo. Dias atrás, por exemplo, dois deputados do PMDB foram à Casa Civil, mas José Dirceu recebeu apenas o que apóia o Planalto. O outro foi barrado na porta.

Óleo brasileiro
A Petrobras vai anunciar nos próximos dois meses a descoberta de pelo menos quatro novos grandes campos de petróleo no Espírito Santo.

Acertando os ponteiros
Os campos de petróleo no ES foram encontrados por empresas estrangeiras que atuam na região em parceria com a Petrobras. O anúncio oficial da descoberta depende apenas de acertos comerciais entre as sócias.

Bolo light
Governadores do Nordeste pressionam o Planalto a retirar Minas Gerais e Espírito Santo da área de influência da nova Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Argumentam que os recursos, já escassos, ficariam irrisórios se divididos por mais dois Estados.

Fio do bigode
Geraldo Alckmin e a cúpula do PFL paulista fecharam acordo pelo qual o partido apoiará o candidato que o governador lançar à sucessão de Marta. Um pefelista seria o vice. Só faltou combinar com Romeu Tuma, que não mantém relações estreitas com a direção do PFL-SP.

Briga interna
A direção nacional do PP -afinada com Lula- indicou Vadão Gomes para a comissão provisória do partido em SP. Paulo Maluf teve de engolir.

Telefone vermelho
Walter Pinheiro (BA), ex-líder do PT na Câmara, tem ironizado a influência do carlismo no governo Lula, em conversas com colegas: "Quer um cargo na gestão do PT? Liga para o ACM".

Investigação é com eles
Eliseu Padilha, ex-ministro dos Transportes, integra a equipe da CPI dos combustíveis. No Congresso, parlamentares sugerem que o também peemedebista Jader Barbalho seja convocado a ajudar na investigação.

Voz de comando
Novo presidente do STF, Maurício Corrêa quis dar um recado a presidentes de tribunais e associações de magistrados ao convocá-los para reunião sobre a reforma do Judiciário: "Quem fala sobre esse tema sou eu".

Matar o tempo
O Senado tenta criar alguma pauta que justifique a convocação extraordinária de julho. Como as reformas tributária e previdenciária estão na Câmara, os senadores estudam começar a discutir a reforma do Judiciário.

TIROTEIO

De Paulo Pimenta (PT-RS), sobre o protesto de servidores contra o PT na votação da reforma da Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça:
- Fiquei triste ao ver sindicalistas batendo palma para deputados do PFL que sempre os prejudicaram. Foi uma tremenda desinformação.

CONTRAPONTO

Pedra no caminho

Na manhã da última quarta, um cachorro invadiu a pista do aeroporto de Congonhas, em SP, obrigando os controladores de vôo a paralisar as decolagens.
O vôo JJ 3722, da TAM, com destino a Brasília, teve de esperar por quase 30 minutos na cabeceira da pista para partir.
O avião estava lotado. E os passageiros, aflitos, porque até então não sabiam o motivo da demora.
Políticos e homens do poder, como o marqueteiro Duda Mendonça, debatiam o que poderia estar causando o atraso.
Foi quando o comandante Fred explicou ao microfone o que se passava. Pediu um pouco mais de paciência e disse que o cão já estava sendo retirado.
Nesse momento, um passageiro levantou-se da poltrona e gritou, para gargalhada geral:
- Esse problema tem nome: é José Alencar. Está atrapalhando todo mundo!



Próximo Texto: Previdência: Reforma provoca corrida de servidores à aposentadoria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.