São Paulo, quarta-feira, 08 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano diz que recebeu oferta do PT

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um integrante do PSDB de Goiás confirmou ontem à Folha ter recebido convite para trocar o partido por uma das legendas aliadas ao governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso em troca de dinheiro. Sob o compromisso de não ter seu nome revelado por ora, o congressista disse que teria sido procurado por um "alto escalão do PT e do governo".
Um dia depois de ter dito que levara o assunto ao presidente da República em maio de 2004, o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) evitou o assunto ontem. Segundo sua assessoria, Perillo não indicaria nomes nem aprofundaria a denúncia porque já falou o que tinha para falar. A Folha apurou que o governador teme retaliações ou problemas em sua base de apoio por causa das denúncias.
Na véspera, Perillo afirmou que dois deputados tucanos receberam a oferta de mesada de R$ 40 mil, além de "bônus" anual de R$ 1 milhão para trocar de partido.
A Folha procurou um a um os deputados que passaram pela bancada desde o início da atual legislatura. Só um deles confirmou ter recebido o convite e ainda não estava convencido se deveria tornar públicos detalhes da investida para mudar de partido. Disse que fez o que devia ser feito: relatou a oferta na época a Perillo.
Um segundo deputado tucano de Goiás disse ter conhecido a oferta dirigida a um colega. O convite não teria sido feito pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que em 2004 apoiou a candidatura do irmão, Carlos Soares, a vereador em Goiânia. Já o ex-tucano Jovair Arantes, que trocou o PSDB pelo PTB em 2003, disse que nunca ouvira falar de mesada.


Texto Anterior: Cassação de deputado é pedida pelo PL
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão": PT resiste à pressão e mantém Delúbio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.