São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

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Outro lado

Empresa atribui encarecimento a tecnologia inédita

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras informou, por meio de sua assessoria, que o encarecimento do gasoduto Urucu-Manaus se deve à adoção de "tecnologia inédita" no país para transporte de tubos. O processo incluiu o uso de aeronaves especiais vindas do exterior, por causa das condições adversas de trabalho na Amazônia.
Segundo a empresa, com a nova metodologia foi possível trabalhar nas épocas de cheias e de vazantes na construção de alguns segmentos do gasoduto.
Ela explica ainda que, durante a obra, o custo de alguns bens e serviços usados na implantação do projeto subiu por causa do aquecimento do mercado.
A empresa disse que o comitê de revisão do custo de transporte do gás ainda não emitiu relatório, embora a Folha tenha obtido cópia de relatório parcial interno do comitê de março de 2009.
A estatal não contestou os valores sobre aumento de custo do projeto citados no documento.
Sobre o impacto do aumento dos custos sobre o preço de venda do gás natural, a estatal disse que a tarifa relativa ao custo de transporte (principal item na composição do preço de venda do gás) só será fixada ao final da construção, quando todos os custos de implantação serão confirmados.
"Assim, somente após a conclusão da obra e entrada em operação será determinado o preço de entrega do gás", disse a empresa.
Sobre a possibilidade, citada no documento obtido pela Folha, de um novo aditivo de preço, de R$ 200 milhões, no contrato com o consórcio Consag (Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia), responsável pela construção de um trecho do gasoduto, a Petrobras afirmou que "no momento não há previsão de aditivo contratual". A empresa nega que tenha havido falha na projeção dos custos.
Segundo a Petrobras, o término da construção está previsto para setembro deste ano, e a chegada do gás natural em Manaus para o início de outubro.


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