São Paulo, segunda-feira, 08 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Lidando com informação

Nas chamadas do "Fantástico" e na manchete do UOL, ontem à noite, as buscas militares já resgataram 17 corpos. Logo abaixo, no portal, "França acha corpo, mas não sabe se é do voo".
"Le Monde" e "Le Figaro" deixaram para trás a queda do Airbus da Air France -e se concentravam inteiramente na vitória eleitoral de Nicholas Sarkozy. No pé da página inicial, a exemplo de outros sites de jornais, como o "New York Times", o "Monde" ainda registrou o resgate de mais corpos.

 

Na BBC, Gary Duffy relatou que a reação aos corpos foi de "alívio depois de dias sem resposta", segundo um parente de passageiros do voo. Por outro lado, "agora começam a aparecer as críticas", por exemplo: "A maneira como lidou com a informação não ganhou admiradores para Nelson Jobim".

INFO.PLANALTO
petrobrasfatosedados.wordpress.com
Logo do blog criado pela estatal

O blog lançado pela Petrobras no dia 2, "sobre questões relativas à CPI", sugere que se "leia e comente". Blogs de um lado dizem que "se trata de ferramenta de confronto: a empresa decidiu declarar guerra à imprensa". Do outro lado, proclama-se o fim das "informações seletivas para compor as reportagens", que agora seriam, sob pressão, "tecnicamente bem feitas".
A ação foi precedida por outra semelhante, em janeiro -quando um texto sobre as preferências jornalísticas de Lula, na "Piauí", se viu confrontado pela divulgação da transcrição da entrevista no site do Planalto, alimentando opiniões contra a edição da revista.
E ontem foi o Ministério da Defesa que reagiu assim à "Época", sobre o acidente aéreo.

R7 VS. G1
audienciatv-ibope.blogspot.com
A "Veja" publicou -e ecoou em blogs com a ilustração paródica ao lado- que "vem aí o R7", o portal que, "como o G1, da Globo", terá vídeos da rede "e material original produzido por 130 jornalistas"

REDE SIMPÁTICA?
O colunista de "O Globo" Ancelmo Góis publicou na quinta que "Zé Dirceu atua nos bastidores para formar uma rede de imprensa simpática ao PT que incluiria "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, e "Correio do Povo", de Porto Alegre, da Universal, e um no Rio".
No dia seguinte, a revista "Voto" postou que o grupo mineiro do jornal "Em Tempo" teria comprado o "Correio do Povo". O noticiário seguiu no fim de semana pelos sites de mídia, como Comunique-se, com respostas da Record, que "nega veementemente qualquer intenção de venda", e da Sempre Editoria, do "Em Tempo", que também nega "categoricamente".
Em editorial, o "Correio do Povo" recusou qualquer "comprometimento partidário".

A FOTO
ireport.com
O jornal tailandês "Thairath" publicou, a CNN postou em seu iReport, mas outros sites, como Gawker ou TMZ, de celebridades, até a noite evitavam a imagem do ator David Carradine morto, que comprovaria não ter sido um suicídio

40% DE TUDO
No "Financial Times", o resultado "dramaticamente" superior de suas ações "reacende a fé no descolamento" entre Brics e desenvolvidos.
E já começa a cobertura do encontro dos Brics, marcado para dia 16. A agência Xinhua deu que o ministro indiano do exterior cobra maior relação comercial entre os quatro para "agir coletivamente de maneira mais eficiente". Na Reuters, o ministro russo de finanças pediu mais abertura chinesa, para dar "conversibilidade" e tornar o yuan, "em uma década", moeda de reserva.
A Xinhua registra em seus textos que os Brics têm 40% da população e da produção mundiais.

RIC, NÃO BRIC
Um anônimo "diplomata sênior do Brasil" falou à nova edição da "Newsweek" que não, "nós não somos "global players'", atores globais, ao contrário dos também Brics Rússia, Índia e China.

HISTÓRIA, O RETORNO
O ex-secretário-geral do PC da União Soviética, Mikhail Gorbatchev, escreveu ontem no "Washington Post" que, com a crise, chegou a hora de uma Perestroika também no capitalismo ocidental.


Texto Anterior: Governador da PB já trocou 4.000 cargos comissionados
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Francenildo Costa: Se soubesse que fariam o que fizeram, teria ficado calado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.