São Paulo, quarta-feira, 08 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

"Em casa de enforcado não se fala em corda", diz FHC sobre crise no Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na sessão solene para comemorar os 15 anos do Plano Real, realizada ontem no Congresso, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), na sua chegada, afirmou que não gostaria de comentar a crise no Senado porque "em casa de enforcado não se fala em corda".
O comentário foi feito pouco antes de FHC ser conduzido ao gabinete do presidente José Sarney (PMDB-AP), que está no centro das denúncias que assolam a Casa.
Em seu discurso no plenário, FHC também não se referiu diretamente ao Senado: "Eu acho que o futuro que precisamos divisar para o Brasil, como sociedade, é um futuro de mais -vou usar uma palavra talvez não muito adequada- decência, frugalidade, simplicidade". Ainda sem citar especificamente o Senado, FHC declarou não ser possível continuar com "tantos vaivéns, com tanta ostentação, com tanto desperdício, com tanta miudeza".
Em entrevista, FHC se queixou do fato de o presidente Lula nunca ter reconhecido os benefícios do plano: "Eu seria injusto se dissesse que ele está apenas surfando [na onda do Real]. Não. Ele usou e não reconheceu. Até agora ele nunca disse uma palavra de reconhecimento aos benefícios que o Real e tudo o que fizemos no meu governo trouxeram para o Brasil. Mas ele fez também a parte dele. Eu não quero ser como o PT foi comigo", disse.
A comemoração do plano reuniu no plenário do Senado os governadores Aécio Neves (Minas Gerais), Yeda Crusius (Rio Grande do Sul) e Anchieta Júnior (Roraima), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e os economistas Winston Fritsch, Gustavo Franco, Edmar Bacha e Rubens Ricupero, além de parlamentares, sobretudo os de siglas da oposição. As principais ausências foram a do governador de São Paulo, José Serra, e a do ex-presidente Itamar Franco.
(LETÍCIA SANDER)


Texto Anterior: PF vai abrir inquérito para investigar 663 atos secretos
Próximo Texto: Lula não vê crise, só divergências entre senadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.