São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / JUSTIÇA

Em São Paulo, 47% das candidaturas são impugnadas

Entre elas, estão a do ex-prefeito da capital Celso Pitta a do presidente nacional do PT; cabe recurso da decisão ao TRE

Berzoini não teria votado em referendo; também foram atingidos coronel do massacre do Carandiru e quatro deputados do PSDB


RUBENS VALENTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério Público Federal divulgou ontem a lista completa de 1.348 candidaturas impugnadas no Estado de São Paulo a seu pedido, cerca de 47% do total registrado.
Os candidatos têm prazo de sete dias para recorrer da decisão. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) analisará o recurso e decidirá, até o final de agosto, se acolherá ou não o registro definitivo da candidatura.
Os motivos elencados pelo Ministério Público são diversos, da simples falta de assinatura do candidato a omissões na declaração de bens. O grosso dos pedidos aponta ausência de documentos exigidos em lei.
Além do ex-governador paulista Paulo Maluf (PP) e do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), aparecem na lista o presidente do PT, Ricardo Berzoini, o ex-prefeito paulistano Celso Pitta (PTB), quatro deputados federais do PSDB (Antonio Carlos Pannunzio, Carlos Sampaio, Walter Barelli e Zulaiê Cobra), dois do PTB (Arnaldo Faria de Sá e Luiz Antonio Fleury Filho), um do PDT (João Herrmann), um do PL (Luiz Medeiros) e um do PSOL (Orlando Fantazzini). Também costa da lista o deputado estadual Ubiratan Guimarães (PTB), acusado de ter comandado o massacre no presídio do Carandiru em 1992.
Segundo o Ministério Público, Berzoini, candidato à reeleição na Câmara, está em situação irregular: o registro anexado apontou "ausência às urnas". A assessoria do candidato informou que ele recorreu e que "é possível" que a ausência de voto se refira ao referendo sobre o desarmamento.
Sobre Carlos Sampaio, ele não teria se afastado do cargo de promotor de Justiça em tempo hábil. Medeiros, Ubiratan e Herrmann disseram já ter recorrido. Zulaiê, Pitta e Sampaio não foram localizados.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que tinha registro em sua base de dados da entrega de prestação de contas parcial de apenas 11.157 candidatos, que correspondem a 55,9% dos concorrentes.
No entanto, o próprio TSE esclareceu que o número de candidatos supostamente omissos não está consolidado, porque os tribunais regionais eleitorais ainda podem enviar os dados que receberam.
O candidato à Presidência pelo PCO, Rui Costa Pimenta, será notificado a apresentar os comprovantes de votação da eleição de 2004 e a prestação de contas da campanha de 2002.


Colaboraram a Sucursal de Brasília e a Folha Online

Texto Anterior: CPI está dividida sobre abertura dos processos
Próximo Texto: Impugnados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.