São Paulo, sábado, 08 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Em Roma, o decorum no Senado era tudo

MARCO CHIARETTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

O Senado é uma criação romana de 2.700 anos. Ao vermos um senador contemporâneo falar em decoro, falta de decoro e quebra de decoro, lembramos dos pais da Pátria romanos. Parecem-se, mas as parecenças enganam.
Para um cidadão romano do período republicano (que termina quando César é assassinado justamente na antessala do Senado), a auctoritas, a autoridade, era tudo, e os senadores a encarnavam. Os senadores romanos representavam o Estado; de certa maneira, eles eram o Estado e, por extensão, eram Roma.
Um senador romano descendia das famílias que haviam (mitologicamente) fundado a cidade, os Julios, os Cláudios, os Flávios etc. Eram os Pais Fundadores da Pátria. A cidade não era nada sem eles, e eles não significavam nada sem Roma. Seu poder (que era imenso) derivava dessa auctoritas. E ela exigia decorum, comportamento apropriado, equilíbrio, estilo.
A autoridade de um senador derivava da capacidade que ele tinha de representar bem o bem comum, que para um romano do período republicano significava basicamente evitar os excessos, não avançar o sinal, conhecer o seu lugar.
Exagerar era um erro, não ficava bem. O que diriam os outros? Em uma sociedade austera como era a Roma republicana, o fausto era visto com maus olhos. Era gente simples, pelo menos se achava assim. Ninguém invocaria a posse de um jatinho, ou moveria os olhos esbugalhados, em um esgar de ódio. O Senado era um palco, de atores que representavam as virtudes romanas: a moderação, o equilíbrio, o autocontrole, o respeito à tradição e aos costumes ancestrais.
Nada mais distante disso do que o Brasil moderno. Numa sociedade do excesso e da superabundância, o decorum romano não teria lugar. Mas o que diriam os outros? Provavelmente, nada.


Texto Anterior: Senado paga milhões em imposto indevido desde maio de 2007
Próximo Texto: Lula diz que "engraçadinhos" não vão mudar suas políticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.