São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula do PT quer ter crise sob controle até a eleição

Origem injustificada do dinheiro ainda preocupa

MALU DELGADO
DA REPORTAGEM LOCAL

A expectativa da cúpula petista, depois da degola promovida na sexta-feira -com o afastamento de Ricardo Berzoini da presidência do PT e a "expulsão política" de quatro integrantes da legenda envolvidos na tentativa de compra do dossiê contra tucanos- é que a crise interna seja controlada até o segundo turno.
O presidente em exercício do PT e coordenador geral da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, confirmou a tendência de antecipação do congresso nacional do PT, marcado para o segundo semestre de 2007.
"Esperamos que esse seja o último momento, até o dia 29, em que nós nos voltemos sobre questões internas do PT. Depois disso, ganhando, perdendo, empatando, esclarecendo, não esclarecendo, nós vamos fazer como fazemos regularmente as nossas reuniões para avaliar as eleições e a situação interna", disse Garcia, que substituiu Berzoini tanto na coordenação da campanha à reeleição de Lula quanto na presidência do partido.
Ainda que a Executiva Nacional tenha colocado em banho-maria a ira de petistas contra dirigentes da legenda por conta das crises que se acumulam e desgastam a imagem do partido, fica o incômodo: explicar a origem do dinheiro para compra do dossiê (R$ 1,7 milhão).
"Não há nenhuma ligação de recursos financeiros de campanha [de Lula] com qualquer atividade que não seja de campanha", disse Berzoini.
Valter Pomar, secretário nacional de Relações Internacionais do PT, disse que depois do segundo turno o diretório nacional do partido volta a se reunir e provavelmente decidirá pela antecipação do Congresso.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Alckmin nega que fará privatizações e reprova petistas
Próximo Texto: Folha dá início hoje a série de perguntas aos presidenciáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.