São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

Renan está em "chiqueiro", diz Demóstenes

LEONARDO SOUZA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Alvo de tentativa de espionagem planejada por um assessor de Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que Renan quer puxar para o "chiqueiro em que se encontra" seus opositores.
"Renan montou em volta dele um grupo superdesqualificado", afirmou. Francisco Escórcio, assessor especial de Renan, foi a Goiânia pedir ajuda ao empresário Pedro Abrão para filmar e fotografar os senadores Demóstenes e Marconi Perillo (PSDB). A Folha não conseguiu falar com Renan ontem. Escórcio nega a tentativa de espionagem.  

FOLHA - Como soube do caso?
DEMÓSTENES TORRES
- No dia 28, Pedrinho Abrão me ligou, eu fui à casa dele. Ele me disse que, no dia 24, ele se encontrou à noite, num escritório, com Chiquinho Escórcio e dois advogados. Disse que o Chiquinho pediu para instalar duas câmeras no hangar dele para ver se conseguia filmar o Marconi e eu usando indevidamente aeronaves a fim de nos comprometer.
Ele disse para o Pedrinho Abrão que ia nos estourar, ia fazer um dossiê, já tinha procurado outras pessoas em Goiânia. Queria fazer com que nós revertêssemos nosso entendimento sobre Renan. Segundo ele, nós estávamos batendo muito.

FOLHA - Acha que cabe uma nova representação contra Renan?
TORRES
- Claro, o caso é pior que o Watergate. Renan montou em volta dele um grupo superdesqualificado, com pessoas que não terão projeção em lugar nenhum, a não ser pelo constrangimento. E é isso que ele quer fazer, impor o constrangimento. Renan tem que fazer um transplante de cérebro, porque isso é uma burrice. Botar um Chiquinho Escórcio para investigar senador? O que ele quer? Quer puxar os demais para o mesmo chiqueiro em que se encontra.

FOLHA - Ficou nítido na votação da primeira representação que foi sobretudo o PT que salvou o Renan. O PT criou um monstro?
TORRES
- Com certeza, até porque quem controla hoje todo o processo no Conselho de Ética é o PMDB, com o apoio veemente do PT. Eu pergunto até quando nós vamos tolerar isso. Somos um poder ou um bando de delinqüentes à mercê de um presidente desvairado?


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bispo Macedo ataca Globo, ironiza SBT e revela sucessor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.