UOL

São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer criar rota para países do G3

DA ENVIADA ESPECIAL

Apesar da crise das companhias aéreas, inclusive das brasileiras, um diretor da Varig deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua visita de menos de 24 horas à África do Sul, iniciada ontem à noite.
A intenção é criar uma rota própria entre São Paulo e Johannesburgo, na África do Sul, com possibilidade de extensão para Nova Déli, na Índia.
Os três países integram o G3, grupo de países de economias ascendentes, territórios extensos e grandes populações, que tentam se contrapor à hegemonia de Estados Unidos e União Européia.
"Integração política e econômica exige também integração física", disse o chefe do Departamento de África do Itamaraty, Pedro Motta, falando das dificuldades de vaga nos vôos da South African entre Brasil e África do Sul, apesar de serem diários.
A importância da visita à África do Sul é mais política do que propriamente econômica, pois o país já mantém uma tradição de parceria e de comércio com o Brasil. O mais importante é a aliança que os dois estão construindo no contexto internacional e que poderá se estender também à Rússia, à China e à Argentina.
"Mas isso é só uma possibilidade e não nos interessa criar o G8 do B", disse ontem o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, referindo-se ao G8, o grupo dos países ricos.
Lula desembarcou ontem em Pretória, uma das três capitais da África do Sul. Ao discursar num jantar com o presidente do país, Thabo Mbeki, enfatizou os interesses comuns na área de ambiente e desenvolvimento sustentável.
Estão previstos acordos para ciência e tecnologia, medicina, ambiente e cultura.
Lula antecipou em algumas horas sua saída da África do Sul, hoje, para voltar à Namíbia, trocar de avião e assinar acordos na área de Educação acertados de última hora entre os dois governos.


Texto Anterior: Combate à violência frustra, diz pesquisa
Próximo Texto: Operação Anaconda: Polícia prende juiz federal Rocha Mattos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.