São Paulo, domingo, 08 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula segue o mesmo padrão de FHC em viagens pelo país

Até agora, petista concentra 58% de seus deslocamentos nacionais na região Sudeste

No mesmo período, tucano tinha dedicado à região 57% de dias de viagens pelo país; Lula lidera em tempo gasto com visitas ao exterior

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seis anos e dez meses no Palácio do Planalto, o presidente Lula tem distribuído suas viagens nacionais num padrão igual ao de seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
O petista, no cargo desde 2003, concentrou até agora no Sudeste 58% de seus 565 dias em deslocamentos pelo país. Foram 330 dias na região de maior população e PIB nacionais. A marca de FHC é de 57% -dos 407 dias em viagens pelo país, 233 foram ao Sudeste.
A discussão sobre privilégios federais a uma ou outra região costuma ganhar corpo em períodos eleitorais. Um exemplo disso ocorreu semanas atrás, quando Lula e o presidenciável tucano José Serra trocaram farpas por conta da política oficial de irrigação no Nordeste.
Sob o argumento de vistoriar obras de revitalização e transposição de parte das águas do rio São Francisco, Lula passou três dias no Nordeste e atingiu 103 dias com agendas pela região ao longo de seu mandato, o equivalente a 18% de suas viagens nacionais.
A marca de FHC foi de 17%. Em oito anos de governo, cumpriu 71 dias com agenda oficial em municípios nordestinos.
Em discursos, no anúncio de investimentos e na inauguração de obras, as disputas políticas pela paternidade de ações no Nordeste possuem um componente histórico, ligado principalmente à localização da região, no clima semiárido: o drama da seca remete a promessas oficiais e ao assistencialismo.
A semelhança entre Lula e FHC prossegue nas demais regiões do país: Sul (11% x 10%), Norte (8% x 9%) e Centro-Oeste (5% x 6%).
A comparação foi possível por conta de um cruzamento de dados feito pela Folha nas agendas do petista (disponível na página da Presidência na internet) e do tucano (obtida no acervo do Instituto FHC).
Se levada em conta a quantidade de dias (e não o percentual) nesses deslocamentos pelo país, Lula vence com folga. Até agora, o petista cumpriu 565 dias em agendas nacionais fora de Brasília, ante 407 de FHC em seus oito anos de gestão. Nesse mesmo intervalo de governo (seis anos e dez meses), o tucano acumulava 346 dias nessas viagens.
Nas viagens internacionais, Lula também lidera. Até agora, passou 399 dias no exterior ou em deslocamentos a outras nações. FHC, em oito anos de Planalto, esteve 347 vezes no exterior. (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Elio Gaspari: Duas crises financeiras, dois resultados
Próximo Texto: Sucessão divide PT em Minas e no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.