UOL

São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Petista já foi líder em favelas

DA REDAÇÃO

A ministra da Assistência Social, Benedita da Silva, começou a militância política ainda nas favelas cariocas. Foi líder comunitária e participou da associação de mulheres do morro do Chapéu Mangueira antes de ser eleita vereadora no Rio de Janeiro em 1982. Benedita ganhou também duas eleições para deputada federal (1986 e 1990) e uma para senadora (1994), sempre pelo PT.
Em 1998, foi eleita vice-governadora do Estado na chapa de Anthony Garotinho, filiado na época ao PDT. Com o afastamento dele para a disputa presidencial, Benedita tornou-se a primeira governadora negra do país.
A atual ministra perdeu a Prefeitura do Rio em 1992 para Cesar Maia e, no ano passado, amargou a derrota na tentativa de reeleição no governo estadual -perdeu para Rosinha Matheus, mulher de Anthony Garotinho.
Com o resultado do pleito de 2002, Lula criou um novo ministério para Benedita, o da Assistência Social.
Em setembro, a ministra protagonizou um escândalo quando viajou a Buenos Aires para participar de um encontro religioso com despesas pagas pela União. Benedita alegou que sua agenda previa reunião com a ministra do Desenvolvimento Social da Argentina, Alícia Kirchner. Com a repercussão negativa da viagem -a ministra foi criticada até pelo PT-, ela devolveu, quase um mês depois, o dinheiro das passagens aéreas.


Texto Anterior: Entrevista da 2ª: Ameaçada de deixar o governo, ministra afirma ser um símbolo
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.