São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Chinaglia quer ser chamado de "Quinalha"

DA REPORTAGEM LOCAL

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP) pede que seu sobrenome seja pronunciado como na Itália, origem de sua família.
Desde que lançou sua candidatura, Chinaglia, líder do governo na Câmara, tem se queixado da pronúncia de seu último nome. Quer ser chamado de "Quinalha", e não de "Chinaglia".
"O "ch" tem som de "qu" e o "gli" tem som de "lh" em italiano", explica a professora Sandra Nazza, 40, há 15 anos docente do idioma.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), ex-companheiro de Chinaglia no PT, afirma que o candidato à presidência da Câmara já o corrigiu algumas vezes. "Ele me falou que a pronúncia era "Quinalha". Disse a ele que o mais simpático, pelo português falado no Brasil, era "Chinaglia" mesmo. Além disso, o "Quinalha" pode render um trocadilho mal-intencionado."
No PT, os colegas arrumaram um jeito de não melindrá-lo. Todos o chamam só pelo primeiro nome: Arlindo. (LEANDRO BEGUOCI)


Texto Anterior: Para ter "anticandidato" na Câmara, 3ª via busca PMDB
Próximo Texto: Fracasso: Tarso reúne dez partidos aliados, mas não chega a acordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.