São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula vai trocar seu secretário de imprensa

Jornalista Franklin Martins, da TV Bandeirantes, foi convidado para assumir cargo de André Singer, mas ainda não deu resposta

Presidente convidou líderes de partidos aliados para reunião na próxima terça, na qual repassará detalhes da reforma ministerial


KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o jornalista Franklin Martins para assumir a área de comunicação e imprensa do governo. O atual secretário de Imprensa e Divulgação, André Singer, pôs o cargo à disposição em 2006 e considera ter cumprido sua missão, segundo apurou a Folha. A reforma ministerial como um todo deve ser anunciada na próxima quinta-feira, conforme informou o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) a líderes de partidos aliados no Congresso.
Franklin Martins, 58, comentarista da TV Bandeirantes e colunista do Portal iG, não deu resposta definitiva. Segundo a Folha apurou, seu nome foi sugerido a Lula pelo jornalista João Santana, marqueteiro da campanha eleitoral de Lula em 2006. Após a sugestão, Lula e Franklin conversaram.
Singer esteve ao lado de Lula nos momentos mais delicados do primeiro mandato, como durante o escândalo do mensalão. Ele pôs o cargo à disposição após a reeleição de Lula, no ano passado. Também jornalista, Singer acumula a função de porta-voz com a de Secretário de Imprensa e Divulgação.
A Folha apurou que Franklin não gostaria de atuar como porta-voz. Na conversa com o jornalista, o presidente expôs a idéia de reunir num único órgão parte das atribuições da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) e da Secretaria de Imprensa e Divulgação.
A Secom foi ocupada por Luiz Gushiken com status de ministério até julho de 2005. Desde então, perdeu status de ministério e está alojada na Secretaria Geral da Presidência, sob comando de Luiz Dulci.
Sob a gestão de Singer foi encerrado um trabalho de reformulação da secretaria que teve início com o primeiro secretário de imprensa de Lula, o também jornalista Ricardo Kotscho. Foram criados quatro departamentos: Mídia Nacional, Mídia Internacional, Mídia Regional e Fotografia.
Franklin fez carreira como jornalista da cobertura de política. Entre outros veículos, trabalhou no jornal "O Globo" e na TV Globo -nesta foi comentarista do "Jornal Nacional", função da qual foi afastado em maio de 2006.

Reforma
Os líderes dos partidos aliados foram convocados para uma reunião na próxima terça, em que Lula repassará os detalhes da reforma. O presidente anunciou ontem seus três líderes no Congresso. O novo líder do governo na Câmara, José Múcio (PTB-PE), começou na política no PFL, assim como a nova líder no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Já o líder de Lula no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), é um ex-tucano.


Colaboraram FABIO ZANINI e CLÁUDIA DIANNI, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Visita do Papa: Em Aparecida, missa custará quase R$ 900 mil
Próximo Texto: Câmara: Izar é reeleito presidente do Conselho de Ética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.