São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMARA

Izar é reeleito presidente do Conselho de Ética

ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a defesa de que o Conselho de Ética precisa mudar para ser mais efetivo, o deputado Ricardo Izar (PTB-SP) reelegeu-se ontem presidente do órgão que recomenda ao plenário da Câmara a punição para acusados de quebrar o decoro parlamentar. O pefelista derrotou José Eduardo Cardozo (PT-SP) por 9 votos a 6.
O conselho é composto por 15 integrantes, com dois anos de mandato. Eles são indicados pelas bancadas dos partidos que ocupam as vagas de acordo com o critério da proporcionalidade. Com maior número de deputados na Casa, o PMDB, por exemplo, tem direito a três integrantes no conselho.
Izar defende mudanças no funcionamento do órgão, pois enfrentou dificuldades nos dois anos em que foi presidente. Entre 2005 e 2006, o conselho analisou 97 processos, a maioria envolvendo a participação de deputados nos esquemas "mensalão" e "sanguessugas".
Izar defende, principalmente, o direito de o conselho convocar testemunhas. Pelas regras atuais, só podem ser feitos convites. Ele também diz que é a favor de votações abertas para casos de cassação de mandato dos deputados.


Texto Anterior: Lula vai trocar seu secretário de imprensa
Próximo Texto: Nos EUA, Maluf será processado por "roubo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.