São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá


FOX NEWS VS. TELESUR Pró-Bush, o canal Fox News (esq.) priorizou os protestos, ao menos até a chegada. Um dos âncoras se perguntou, diante das imagens, se esta não é "a viagem mais perigosa na história [ever]" e debateu com um ex-agente qual é "o controle que se tem [da segurança] num país estrangeiro". Pró-Chávez, a Telesur (dir.) cobriu os confrontos e, em entrevistas e debates, não poupou Lula e o uruguaio Tabaré Vázquez, com personagens como o sociólogo James Petras (dir.) dizendo que eles "se prestam ao jogo sujo de Bush".

"ASSASSINO"
Os enviados de "New York Times" (imagem à dir.) e "Washington Post" já surgiam ontem nas respectivas páginas iniciais, escrevendo "aqui de São Paulo".
Jim Rutemberg, do "NYT", destacou "a pichação fresca nas ruas chamando Mr. Bush de assassino". Sinal, avaliou, do "confronto de agendas" entre o americano e seus "rivais esquerdistas", a saber, antes de todos, Hugo Chávez.

DOS MAIS PRÓXIMOS
No "WP", Peter Baker sublinhou que esta é "a mais longa viagem de Bush à América Latina", onde, na avaliação de uma especialista do Council on Foreign Relations, "o sentimento antiamericano nunca foi tão elevado". Já Lula foi descrito pelo enviado como "um dos aliados mais próximos [de Bush] na região".

PALANQUE
Entre as manchetes no site do argentino "La Nación", ontem, "Evo Morales não virá ao ato de Chávez" contra a presença de Bush no Uruguai.
No "Miami Herald", o colunista -argentino- Andrés Oppenheimer, em meio ao relato de sua conversa com Thomas Shannon, do Departamento de Estado, observou que "funcionários dos EUA estão desconcertados com a decisão de Néstor Kirchner de dar palanque a Chávez".

"AMIGO"
O "Guardian" adianta-se à programação da viagem e diz que "só na Colômbia Bush vai encontrar um amigo incondicional, Álvaro Uribe", mas ele está sob risco desde "a prisão de Jorge Noguera, seu ex-chefe de campanha".
É ainda a "parapolítica", o escândalo da relação com os paramilitares colombianos.

CORAGEM POLÍTICA
Mais um jornal americano saiu em favor de acabar com a tarifa sobre a importação de álcool brasileiro. Por conta dela é que a "visita que não promete", no título do editorial do "Los Angeles Times", que fechou o texto dizendo:
- O presidente Bush nunca mostrou a coragem política necessária para enfrentar o lobby dos fazendeiros.

DO FUTURO
A revista "Economist" identifica "claros sinais", e não só da parte de Chávez, "de um contra-ataque ao etanol produzido a partir de grãos alimentares". E se pergunta se "novas técnicas para produzir etanol não tornam as árvores o biocombustível do futuro".
Fechando a reportagem excessivamente técnica e longa, a avaliação era que "o etanol de árvores tem apelo especial em países que têm muitas árvores e importam muito combustível fóssil, como a Suécia".

overmundo.com.br
O DIGG BRASILEIRO?
O site de edição compartilhada Overmundo completou um ano em festa, com comunidade maior -ou pelo menos com maior participação dos internautas- do que outros "clones de Digg" no Brasil. O Overmundo, que tem no comando os cariocas Helena Aragão, Hermano Vianna e outros, é inteiramente voltado à cultura, em contraste com Rec6 e outros, com obsessão por tecnologia e temas de internet.
Por coincidência, no mesmo dia o Digg comemorou um milhão de usuários. É outro site de Web 2.0 que ameaça, como a Wikipédia, entrar nos mais acessados dos EUA.

CONFUSO
Manchete do "JN", ontem:
- A visita do presidente americano. SP enfrenta ruas interditadas e trânsito confuso no dia da chegada de Bush.
E a manchete da Record:
- Protesto, pancadaria. SP pára na chegada de Bush.

EMBLEMÁTICO
No blog de Lauro Jardim, na Veja On-line, "a Record acaba de obter uma vitória emblemática contra a Globo".
Venceu a disputa pelos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2012. Ao custo de US$ 30 milhões.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Outro lado: Ex-prefeito diz que é inocente de acusações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.