São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Ex-prefeito diz que é inocente de acusações

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP-SP) informou, por meio de nota, que é inocente da acusação feita pela Promotoria Distrital de Nova York de que usou os Estados Unidos para lavagem de dinheiro.
"As declarações da Promotoria Distrital de Nova York, formalizadas junto à Justiça, permitirão, finalmente, que Paulo Maluf possa se defender e provar que é inocente", informou o assessor de imprensa de Maluf, Adilson Laranjeira, que assinou a nota.
Segundo ele, a família Maluf contratou um advogado nos EUA para defender o ex-prefeito e o filho dele, Flávio.
Apesar de esta ser a terceira ação aberta contra Maluf pelo mesmo motivo -envio ilegal de dinheiro para os EUA-, Laranjeira reafirmou que o ex-prefeito não tem nem nunca teve conta bancária em Nova York.
"Todas as falsas acusações feitas contra Paulo Maluf jamais foram provadas e são fruto de perseguição política." Ainda na nota, o assessor volta a dizer que "Maluf saiu da Prefeitura de São Paulo em 1996, há 11 anos, considerado em pesquisa o melhor prefeito que a cidade já teve e suas contas foram aprovadas com louvor pelo Tribunal de Contas do Município".
O doleiro Vivaldo Alves, conhecido como Birigüi, não foi localizado pela reportagem. Desde o final de janeiro, ele abriu mão da delação premiada. No período de colaboração com o Ministério Público, disse que movimentou US$ 161 milhões nos EUA a pedido dos Maluf.
Os dois ex-funcionários da Mendes Júnior -responsável pelas obras apontadas como superfaturadas- também não foram encontrados.
Simeão Damasceno, que também deixou de ajudar a Promotoria, mudou de casa, de celular e de advogado. Em cartório, registrou um documento isentando Maluf das acusações de remessa ilegal.
Joel Guedes Fernandes, ex-caixa da construtora, continua colaborando com a investigação. A Mendes Júnior nega ter participado de qualquer esquema. Diz que foi vítima de chantagem por parte de Simeão, contra quem pediu a abertura de inquérito.


Texto Anterior: Pela mesma acusação, deputado responde a três ações judiciais
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.