São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazendeiros não aceitam valor

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPOS LINDOS

O projeto agrícola na cidade de Campos Lindos enfrenta duas ações judiciais movidas pelos antigos proprietários de terras instalados na região. A desapropriação promovida pelo governo do Estado de Tocantins em maio de 1997 atingiu áreas que pertenciam a cerca de 20 fazendeiros e 126 famílias de posseiros.
Os fazendeiros não aceitam o valor oferecido pelas indenizações -R$ 9,60 por hectare-, considerado muito abaixo do valor de mercado (R$ 86 por ha).
Já os antigos posseiros recusam-se a abandonar o local. O governo ofereceu a eles novas áreas, dentro de Campos Lindos, mas sem indenização. A deputada federal Kátia Abreu (PFL-TO) disse que só foram expulsos da área os "grileiros" (pessoas que tomam terras alheias usando escrituras falsas).
"O governo quer que a gente vá morar num lugar longe", disse a piauiense Maria de Oliveira, que vive há nove anos em Campos Lindos. (MA)



Texto Anterior: Projeto busca tradição e crédito
Próximo Texto: Trabalho: Estivadores encerram greve no porto de Santos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.