São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL cria factóide ao lançar Maciel à Presidência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Isolado pelos ex-aliados da base governista (PSDB e PMDB) e sem opção na sucessão presidencial, o PFL criou ontem um factóide, espalhando rumores sobre eventual lançamento do vice-presidente da República, Marco Maciel, como candidato à Presidência.
Consultado, o vice descartou, e os pefelistas admitiram: estão mesmo sem rumo e ainda torcendo por uma improvável substituição do pré-candidato do PSDB, José Serra, que possibilitaria a eles aderir à opção governista.
Na avaliação do PFL, a troca é difícil, mas não impossível, apesar de o PSDB ter reafirmado seu pré-candidato, após o acirramento de divergências entre os partidos.
A hipótese da substituição de Serra depende, segundo pefelistas, do desempenho do tucano nas próximas pesquisas de intenção de voto e do mercado financeiro, que tem demonstrado preocupação com a possibilidade de vitória do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Esses são os principais "fatos novos" que o PFL diz aguardar até 6 de junho, data marcada para que a Executiva Nacional defina a posição do partido na sucessão.
Caso a pré-candidatura de Serra seja mantida até lá, o PFL deverá formalizar a decisão preliminarmente tomada de não apoiar nenhum candidato a presidente e liberar o partido nos Estados para que façam as alianças mais convenientes para eleger governador, senadores e deputados.
Isso significará que o PFL e o PSDB estariam juntos em vários Estados. O presidente do PSDB, deputado José Aníbal (SP), fala em 15 Estados. O presidente do PFL, senador licenciado Jorge Bornhausen (SC), diz que o número é menor, mas o levantamento ainda não foi fechado.
Qualquer que seja a quantidade dessas alianças, a cúpula pefelista tenta desvincular esses acordos locais de um apoio nacional a Serra, mesmo reconhecendo que o partido dará palanques ao tucano.
(RAQUEL ULHÔA)



Texto Anterior: Serra simula que não é governo, diz Lula
Próximo Texto: PPS contraria Ciro e elege nova Executiva
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.