São Paulo, terça-feira, 09 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Tentando

Franklin Martins foi exilado, afinal, da Globo toda. O Blue Bus, o pioneiro dos blogs de mídia, bem que questionou as razões da televisão, sem resultado.
Para quem se interessa, o comentarista segue no ar, sabe-se lá até quando, na CBN. Ontem ele dizia a Heródoto Barbero, sobre a entrevista de Silvio Pereira que está na manchete das Globos desde sábado:
- É difícil que, a esta altura do campeonato, isso aí consiga mudar o curso dos acontecimentos, porque tudo caminha para a batalha eleitoral, que vai decidir a avaliação que o país faz desta situação toda.
Para ele, a semana vai mostrar "a oposição tentando fazer disso o carro-chefe para nova ofensiva em cima de Lula".
 
Ele falou pela manhã. Início da tarde e a Globo noticiava:
- As revelações de Silvio Pereira foram publicadas na véspera da reunião da OAB que decide se apresenta pedido de impeachment de Lula.
E logo, ao vivo:
- A OAB acaba de rejeitar a proposta de apresentar pedido de impeachment.
No Globo Online, "OAB rejeita impeachment de Lula". Globo News, cinco horas depois, "Rejeitada na OAB proposta do pedido de impeachment".
Mas então surgiu Fátima Bernardes, na Globo, com um novo enunciado:
- A OAB decidiu entrar com representação criminal contra o presidente Lula.
 
Por fim, os federais vieram em socorro ao "Jornal Nacional" e tiraram a OAB da manchete -que ficou interminável como no "SBT Brasil":
- A Polícia Federal intima o ex-secretário-geral do PT a comparecer à CPI dos Bingos. Silvio Pereira foi convocado para esclarecer as declarações que deu ao jornal "O Globo". O ex-dirigente agora é alvo de acusações da cúpula do Partido dos Trabalhadores.
 
Para registro, Lula viaja depois de amanhã para a Áustria, onde, segundo o "Valor", dias atrás, "deve aproveitar a cúpula União Européia-América Latina para discutir o modelo europeu de TV digital".

DE LULA A NIXON

FHC, antes mesmo da decisão da OAB, deu uma longa entrevista ao "Canal Livre", da Band, e evitou defender o impeachment de Lula.
Mas escorreu ironia, como de costume, ao comparar o brasileiro ao americano Richard Nixon, que foi reeleito e terminou impedido no segundo mandato. É o chamado "impeachment com hedge", ou ainda, a prazo.

kibeloco.blogspot.com/Reprodução
"HYPE" Garotinho ainda faz a festa dos blogs de humor. Mas já tem defensores, caso de Zuenir Ventura, com uma coluna que corre a blogosfera dizendo que "não há como não reconhecer" que aconteceu "um golpe baixo do PMDB" -sigla que seria o "real inimigo" do candidato

Parecidos
Do blog de Fernando Rodrigues, depois em transmissão de vídeo do UOL News:
- Veja como o PT e o PSDB se parecem. Serra estava melhor, mas o PSDB escolheu Alckmin. Marta tem o dobro das intenções, mas...
O PT escolheu Aloizio Mercadante em São Paulo.

Chatos e raros
Para o blogueiro Jorge Moreno, o tucano e o petista "têm o mesmo perfil":
- Isso quer dizer que os dois têm os mesmos defeitos. São vaidosos, reclamões. Circulam nas mesmas áreas e gostam de fazer média com celebridades: artistas, jornalistas, escritores. São determinados, exigentes, trabalhadores. Mas são chatos.
Chatérrimos!
Mais à frente no blog, em tom mais sério:
- Não há registros fortes de envolvimento de nenhum deles em corrupção. Os dois, me parece, são desses raros políticos que sabem diferenciar o interesse público do privado.

Dois lados
De uma parte, programas de debates como o de William Waack, na Globo News, já trazem a inusitada defesa dos acordos bilaterais dos EUA na América do Sul.
De outra, o londrino "Guardian", em artigo, traz a defesa das ações de Evo Morales, não por conta de Petrobras ou Repsol, mas como reação aos tratados bilaterais. A tese é que a Bolívia responde aos acordos fechados por Colômbia e Peru com os EUA, que inviabilizaram suas exportações.

"NYT" e o etanol
Nesta última semana, o "New York Times" publicou editorial, coluna e por fim o artigo, ontem mesmo, do líder democrata Tom Daschle e do fundador da Sun, Vinod Khosla, falando da auto-suficiência do Brasil como modelo para os EUA.
Foi sob tal pressão que George W. Bush sugeriu cortar a tarifa sobre o etanol do Brasil no canal de notícias da NBC.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br
Leia as colunas anteriores


Texto Anterior: Justiça: Procuradores do caso EJ podem ser punidos
Próximo Texto: Memória: Morre em SP escritor Olavo Drummond, 80
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.