São Paulo, domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA
Primeiro número da "Disney Explora" traz capa dura da enciclopédia, álbum de figurinhas e sorteio de brindes
Revista infantil da Folha chega sábado

da Reportagem Local

O telefone toca na Redação. Do outro lado da linha, a pergunta: "Oi, meu nome é Mariana. Eu quero saber como faço para aparecer na nova revista".
Era Mariana Coelho Gomes, 12, que recebeu um exemplar de lançamento -chamado de "número zero"- da "Disney Explora" na terça-feira passada, no seu colégio, o Arquidiocesano, e já estava ansiosa para participar da nova publicação da Folha, que chega às bancas no próximo sábado, dia 15.
"Achei bem legal. Não existem revistas desse tipo para gente da minha idade", disse Mariana, que aproveitou para fazer algumas críticas. "Vocês poderiam fazer mais matérias com pessoas famosas. E também inventar um concurso de piadas com os leitores", sugeriu Mariana.
Apesar de ter dado só "uma folheada", Bruna Assaf Mateus, 9, que ganhou a revista da tia, diz que "já deu para ver que é bem legal". Bruna gostou das entrevistas, mas reclamou do pôster, que "deveria ser maior". "Parece uma página normal de revista", disse.
Para criar um canal aberto com o público infantil -que, pelos exemplos de Mariana e Bruna, parece bastante "afiado"-, foi criado um "conselhinho editorial" da "Disney Explora", que vai sugerir assuntos, dar idéias de seções e apontar os pontos fracos de cada edição.
A primeira reunião do "conselhinho" -formado por 14 crianças entre 6 e 12 anos- aconteceu no dia 13 de abril em um parque infantil e foi coordenada por uma psicóloga. "Estou gostando muito de estar participando do conselhinho, porque até quem não sabe ler pode se divertir com as figuras", diz Amanda Aniceto, 6.
Foi feita ainda uma pesquisa qualitativa, com discussões em grupos de crianças, pais e professores, que mostrou uma ótima aceitação do produto.
A tiragem inicial será de 250 mil. Já foram distribuídos 44 mil exemplares do "número zero" em escolas públicas e particulares de São Paulo.
Mais 2.000 revistas foram enviadas a professores, coordenadores e diretores de colégios cadastrados no programa Folha Educação, e 2.500 foram para as principais agências de publicidade do país.
Desde o início da campanha publicitária na televisão e na mídia impressa, no dia 1º de maio, cerca de 2.000 assinaturas da revista já foram feitas (veja como assinar no quadro ao lado).
"A "Disney Explora' será cheia de coisas, como diz o slogan. Sempre vai ter uma surpresa, um brinquedo, um envelope", diz Ana Lucia Busch, 33, diretora de Revistas.
Ana Lucia afirma que o maior desafio é descobrir como pensa o público infantil.
"Nessa fase, as crianças mudam muito rápido, o que as meninas adoram, os meninos detestam e vice-versa. Além disso, o risco de ser professoral ou infantil demais é enorme", afirma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.