São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Áreas agrupam os 96 distritos

DO DATAFOLHA

A subdivisão de São Paulo em áreas agregadas é aplicada pelo Datafolha desde 1996. O objetivo é identificar eventuais contrastes de opinião e comportamento da população segundo a região onde vivem os entrevistados.
A segmentação é utilizada principalmente quando os temas abordados em pesquisa referem-se aos cenários político e social da cidade. A leitura estratificada possibilita, por exemplo, a identificação de influências das condições de estrutura e dos aspectos culturais de cada região nas respostas obtidas junto aos cidadãos locais.
O critério para a subdivisão resume-se na combinação entre perfis socioeconômicos semelhantes e a proximidade geográfica dos distritos do município.
Para a análise, são consideradas as variáveis de escolaridade e renda familiar mensal. Os dados usados como referência são atualizados pelo Datafolha por meio de levantamentos periódicos.
Aplicando-se tais parâmetros, consegue-se reunir os 96 distritos de São Paulo em 19 áreas distintas. A distribuição das amostras de pesquisas nessas áreas deve ser proporcional à participação de cada uma delas na composição da população total da cidade.
No levantamento feito pelo Datafolha nos dias 11 e 12 de julho, a expansão do número de entrevistas garante leitura estatística representativa do universo de eleitores da capital e de cada uma das 19 regiões. Nesse caso, foram entrevistados 5.059 eleitores, com abordagem aleatória, segundo cotas de sexo e idade. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A área mais escolarizada e com maior renda familiar reúne Consolação, Jardim Paulista, Itaim Bibi, Moema, Vila Mariana, Saúde e Campo Belo -onde 47% têm nível superior e 36% possuem renda acima de 20 salários mínimos.
No extremo oposto, a área de Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim São Luis, Jardim Ângela, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac tem taxas de apenas 5% e 3%, respectivamente. (AJH)


Texto Anterior: Análise: Tradição e protesto marcam voto em SP
Próximo Texto: Divisão surgiu com Revolução Francesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.