São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba mais

Vantagem é maior que a de FHC em 98

DA REDAÇÃO

A vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a Geraldo Alckmin (PSDB) é maior que a diferença de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em relação a Lula em 1998.
Na pesquisa Datafolha feita entre 12 e 14 de agosto, dias antes do início do horário eleitoral, FHC tinha 42% das intenções de voto contra 26% de Lula e 7% de Ciro Gomes (PPS). Os adversários de FHC somavam 38%, o que sugeria sua vitória no 1º turno.
Foi o que aconteceu. Com o horário eleitoral, a avaliação do governo piorou, mas FHC se consolidou: ele venceu com 43% dos votos (53% dos válidos), enquanto Lula teve 26% (32% dos válidos) e Ciro, 9% (11% dos válidos).
A reeleição não foi inteiramente tranqüila. FHC liderou as pesquisas até abril com 41%, mas uma série de fatos negativos em maio -desemprego, a seca no Nordeste, saques do MST- reduziram a vantagem de FHC sobre Lula para 33% a 30% em junho. Em julho, o tucano voltou a 40%, e Lula recuou para 28%. Essa diferença se alargou em agosto (42% a 26%) e se consolidou durante o horário eleitoral.


Texto Anterior: Em segundo turno, um terço vota contra Lula
Próximo Texto: Horário eleitoral atrai menos do que em 98
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.