São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça contradiz candidato do PC do B à Prefeitura de Fortaleza

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O candidato do PC do B à Prefeitura de Fortaleza, deputado federal Inácio Arruda, que dizia em sua propaganda eleitoral ter votado contra a taxação de inativos na reforma da Previdência, foi desmentido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará.
Integrante da base de apoio ao governo Lula, Inácio havia dito, na TV e no rádio, que não havia votado "contra os aposentados" -ou seja, pela taxação dos inativos, aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado.
Essa afirmação gerou uma série de críticas dos opositores, também no programa eleitoral, e, para desmenti-los, Inácio chegou a mostrar uma certidão da Câmara dos Deputados que comprovaria o voto dele contra a taxação.
Com essa certidão, o candidato pediu ao TRE direito de resposta contra a coligação do candidato Aloisio Carvalho (PMDB). O tribunal, porém, além de negar o direito de resposta, desmentiu Inácio ao considerar que ele votou pela taxação e foi favorável ao texto da reforma da Previdência no segundo turno na Câmara.
O texto do TRE passou a ser repetido na TV e no rádio, em inserções e dentro do horário eleitoral gratuito do PMDB.
O advogado da coligação do PC do B, Hélio Parente, afirmou ontem que não irá entrar com nenhuma medida contra o programa eleitoral do PMDB.
Depois da decisão do TRE, o candidato se justificou dizendo que votou contra a taxação de inativos -e que era isso o que sua certidão comprovava. Mas o advogado da coligação confirmou que ele foi favorável ao projeto.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada no domingo, Inácio tem 23%, em empate técnico com Antônio Cambraia (PSDB), que tem 28%, e Moroni Torgan (PFL), que tem 24%. A margem de erro é de três pontos percentuais. (KF)


Texto Anterior: Sabatinas de candidatos na Folha começam amanhã com Erundina
Próximo Texto: Ida de Dirceu à TV em Fortaleza gera polêmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.