São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAVOURA ARCAICA

Usineiro se defende

Ibase retira selo social de usina acusada em RJ

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

O Grupo José Pessoa -produtor de açúcar e de álcool- perdeu o direito de uso do Selo Balanço Social/Betinho, por responder a processo judicial por trabalho análogo a escravo em Campos, no norte fluminense.
O presidente do grupo, José Pessoa de Queiroz Bisneto, liderou o comitê empresarial de apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, em 2002. Ele também é conselheiro consultivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, instituição não-governamental que mobiliza empresas para gerir seus negócios de forma socialmente responsável.
É a primeira vez que o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), fundado pelo sociólogo Herbert de Souza, toma tal decisão. Em nota, o instituto informou que a empresa não poderá usar o selo até o julgamento do mérito da ação movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a Usina Santa Cruz, uma das sete do grupo. Cerca de 50 empresas têm o Selo Balanço Social/Betinho, que se baseia em indicadores sociais, econômicos e financeiros. O selo não pode ser usado por empresas que respondam a denúncia por trabalho escravo ou infantil. Inocentada, poderá pleiteá-lo de novo.
Em abril de 2003, o Ministério do Trabalho recebeu denúncia de que 500 trabalhadores, recrutados no Vale do Jequitinhonha (MG), estariam vivendo em condição desumanas nas fazendas que integram a Usina Santa Cruz.
A Delegacia Regional do Trabalho no Rio lavrou 37 autuações contra a empresa, mas não constatou trabalho escravo. Em maio, a fiscalização voltou à usina e rescindiu os contratos de 155 empregados, que queixavam-se de não receber o salário prometido. Cada trabalhador recebeu indenização de R$ 756,00. Queiroz Bisneto disse que o Ibase não o ouviu: "Quero mostrar meu ponto de vista". Ele sustenta que a usina tem relação trabalhista exemplar.


Texto Anterior: Operação Vampiro: Mais dois suspeitos são liberados da prisão no DF
Próximo Texto: História: Governo estuda reduzir prazo de sigilo de papéis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.