São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto prevê mais poder para Defesa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Nelson Jobim apresentou ontem aos líderes partidários proposta de reestruturação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para os próximos 20 anos.
O projeto, que deve ser enviado ao Congresso nos próximos dias, dá mais poderes à pasta, delegando ao ministro, por exemplo, a responsabilidade de indicar comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica. Hoje, o presidente tem poder de livre indicação. Pelo projeto, ele dará apenas a chancela final.
A proposta, segundo o presidente da Força Parlamentar de Defesa Nacional, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), prevê ainda redistribuição das Forças Armadas no país.
Outro ponto considerado importante é o que dá poderes de polícia nas áreas de fronteira para Aeronáutica e Marinha, sendo que esta última poderia atuar também em águas no interior do país. Atualmente, tal poder é concedido apenas ao Exército.
Deputados destacaram ainda que o projeto cria um Estado Maior Conjunto das Forças Armadas.


Texto Anterior: EUA dizem que disputa ainda não acabou
Próximo Texto: Parceria: Dassault deve ajudar Embraer a desenvolver novo avião
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.